13 set, 2018

Veja quais cuidados tomar na hora da comprar um imóvel

É preciso estar atento a tudo antes da assinatura do contrato

Apesar das propostas atrativas a favor da compra do imóvel na planta, a modalidade demanda uma série de cuidados antes da assinatura do contrato, já que a empolgação com ideia de morar em um ambiente novo pode esconder pegadinhas que tornarão a realização de um sonho  uma grande dor de cabeça. 

Para o presidente da Ademi, Claudio Cunha, o primeiro passo antes de definir a incorporadora responsável pela construção do seu próximo imóvel é checar atentamente a reputação da empresa. “É fundamental investigar aspectos como o registro de incorporação daquele lançamento, que é o documento que permite a comercialização na planta. Além disso, busque referências sobre empreendimentos anteriores daquela empresa e a saúde financeira da incorporadora, pois isso influenciará no cumprimento dos prazos, evitandos sustos e decepções”, explica. 

Já o corretor Cleber Praxedes, que atua no mercado imobiliário há 19 anos, recomenda que o consumidor não confie apenas na maquete do stand e visite o local da obra, além de estar atento a todas as cláusulas de desistência do contrato. “Checar o local é fundamental para que, além de ter uma noção do andamento da construção, o comprador possa ter uma boa noção do que oferece o lugar onde ele irá morar”, afirma. Ele destaca ainda que, além disso, é comum que algumas construtoras empurrem cláusulas um tanto abusivas para garantir que o negócio vingue. “Por isso, o comprador deve estar atento a tudo antes da assinatura do contrato”. Ele ressalta também que, em caso de atraso ou algum tipo de inconformidade, o cliente poderá ingressar na Justiça e solicitar a rescisão do contrato, exigindo a devolução da quantia paga com correções e ainda ganhar o direito de indenização.