29 nov, 2018

Regramento do distrato é bem visto por empresário em relação ao mercado imobiliário

“Espero que possamos abrir 2019 com tudo isso consolidado para o dinheiro voltar a circular no mercado imobiliário”, disse o empresário José Azevedo Filho.

Neste sábado (24) na rádio Transamérica, em entrevista para o portal Radar Imobiliário, o sócio-diretor da Ello Imóveis, José Azevedo Filho, falou sobre o Projeto de Lei da Câmara Nº 68/2018, que definem as normas do distrato, ou seja, a desistência da compra de um imóvel ou loteamento.

De acordo com Azevedo, o distrato é bom para o mercado imobiliário e isso ficou muito tempo travado e discutido em diversas maneiras. "Entende-se que era uma briga de braço entre a incorporação, a construtora e o próprio cliente".

“O regramento resolve os embates jurídicos. Se o incorporador não tem aquele recurso de volta, ele não vai empreender em um novo produto e se o consumidor não tem também a parcela que cabe a ele, não vai poder comprar uma outra unidade”.

Segundo o diretor, esse consenso de ter ido para o Congresso e para o Senado, com algumas emendas feitas, se tornaram o melhor caminho. Outra dúvida que era imensa é “tenho 10%, mas do valor pago ou do imóvel? Por muitas vezes ficava por um lado injusto se a pessoa tinha pago mil reais iria reter 10% do valor pago, então essa discussão foi esclarecida.

“Espero que possamos abrir 2019 com tudo isso consolidado para o dinheiro voltar a circular no mercado imobiliário”.

Já em relação a compra de imóveis, Azevedo relatou que o programa Minha Casa, Minha Vida ajudou o cidadão a sair da falta de capacidade para adquirir moradias.

Para finalizar, questionado sobre o "boom" do mercado imobiliário de 2008, Azevedo acredita que não acontecerá de novo devido alguns fatores. Porém, os imóveis não deixarão de ser vendidos.