31 jul, 2018

Escritório de arquitetura desenvolve casa construída por impressora 3D

O escritório de arquitetura e tecnologia Al spaceFactory, em Nova York, desenvolveu a Marsha, uma casa vertical construída por meio de impressão 3D e pensada para ser instalada em Marte. Enquanto as construções aqui na Terra são desenvolvidas para lidar com a gravidade e o vento, as condições únicas de Marte priorizaram uma estrutura otimizada para lidar com a pressão atmosférica interna e tensões estruturais, resultando em um recipiente vertical com formato semelhante a um ovo. A inovação desafia a imagem convencional da arquitetura criando ambientes habitáveis sintonizados à demanda das missões Marte. O projeto ganhou segundo lugar na competição da NASA, mas ainda não há previsão de desenvolvimento.

Para solucionar os desafios de construir em outro planeta, a Al spaceFactory apostou na tecnologia ISRU, que investe em materiais encontrados no local da obra. Os profissionais desenvolveram uma mistura da fibra de basalto extraída de pedras encontradas em Marte e em bioplástico renovável, o Ácido Polilático, derivado de plantas presentes no planeta – a solução evita a dependência de transporte de materiais da Terra.  

A premissa de inovação tecnológica não abriu mão do cuidado com arquitetura e design. A Marsha será instalada verticalmente na superfície de Marte, uma passo a mais na arte da impressão 3D, e aposta em uma estrutura evocativa e inspirada no imaginário alienígena. 

No nível do solo, a garagem possui sistemas externos e atividades de exploração com um "laboratório" de apoio. Logo acima, há 34 m² de laboratório e cozinha que funcionam como a área social do imóvel. No terceiro andar estão as cabines individuais, banheiro e o jardim. E no topo, uma espécie de terraço dedicado a usos recreativos informais e exercícios. Cada nível tem pelo menos uma janela que juntas cobrem todo o panorama de 360?°. 

Fonte: Obra 24 horas