06 fev, 2019

Dicas: veja como reduzir o consumo de energia elétrica

Com a alta estação até março, manter os aparelhos de ar condicionado desligados é uma batalha, devido ao calor. Além disso, a utilização de refrigeradores aumenta nas residências.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), algumas mudanças podem ajudar na redução da conta como ajustar o ar condicionado na temperatura correta por volta de 23º C. Além disso, o uso do temporizador evita o funcionamento desnecessário. Também é necessário que seja feita limpeza e manutenção periódica. Uma opção é recorrer aos ventiladores.

Outro ponto de gasto é a geladeira. O aparelho deve estar em conservação, pois em más condições representa 30% do consumo. Ele deve ser instalado em locais ventilados, longe de fonte de calor. Verificar a borracha de vedação também é outra dica.

Sobre o chuveiro elétrico, a redução pode ser feita com ele na posição verão. “Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar o funcionamento para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência”.

No quesito iluminação, deve trocar as lâmpadas florescentes normais pelas de LED. “Um ambiente pintado em cores claras e que permanece com as janelas abertas por um bom tempo durante o dia também contribui para a eficientização do consumo de energia”.

Para finalizar, os consumidores devem optar sempre por eletrodomésticos que tenham o selo Procel, “que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia”.




Fonte: Radar imobiliário