20 fev, 2019

Comitiva brasileira pesquisa produtos e serviços inovadores nos EUA

As visitas foram promovidas pela CBIC junto à International Housing Association (IHA), reunindo líderes do setor habitacional de países em todo o mundo, desenvolvidos e em desenvolvimento.

A semana começou com visitas técnicas, palestras exclusivas e uma feira de produtos e serviços para 30 empresários, engenheiros e arquitetos do Brasil que está em Las Vegas, nos Estados Unidos da América (EUA), para prospecção de negócios e inovações para o setor. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) organizou e incluiu o grupo na programação de eventos de duas das maiores entidades do setor no mundo.

Nesta terça-feira (19), a comitiva participou da solenidade de abertura da International Builders Show – IBS Las Vegas 2019, considerada o maior evento de construção leve do planeta. Depois, os brasileiros visitaram a feira e dedicaram especial atenção aos expositores dedicados aos sistemas construtivos, que também foram tema de uma palestra para a delegação, oferecida pela IBS.

 

A mostra atrai anualmente mais de 60 mil visitantes de 100 países e é realizada pela National Association of Home Builders (NAHB), principal organização norte-americana de construtores residenciais.

Na segunda-feira (18), o grupo brasileiro participou de apresentações promovidas pela NAHB. Pela manhã, os temas foram os sistemas construtivos para casas sustentáveis, inteligentes e de alta qualidade; o financiamento no mercado imobiliário de Nevada; e os fatores políticos e econômicos do mercado imobiliário no EUA. À tarde, foi realizado um evento de networking, seguido de palestras sobre a edificação de lares com sistemas industrializados e os sistemas de construção para casas de luxo.

Abrindo a agenda, no domingo (17), a comitiva visitou a residência modelo do IBS 2019 – que apresenta as melhores práticas da indústria, conceitos inovadores de design, produtos de última geração e as mais recentes técnicas de construção – e em seguida, uma casa erguida de forma convencional, mas que foi remodelada para o evento e passou a integrar modernas práticas de construção que melhoram a eficiência energética, a qualidade do ar interno, a segurança e o design universal.

As visitas daquele dia foram promovidas pela CBIC junto à International Housing Association (IHA), que representa um fórum exclusivo de políticas e soluções habitacionais, reunindo líderes do setor habitacional de países em todo o mundo, desenvolvidos e em desenvolvimento.

A comitiva tem como objetivo prospectar negócios e inovações para o setor, especialmente no mercado imobiliário e em sistemas construtivos.

Viagem pode render avanços para o mercado brasileiro

Para o diretor de habitação de interesse social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Clausens Duarte, está sendo muito proveitoso para ele, enquanto empreendedor, participar da missão, e destacou as apresentações e reuniões de que participou, sobre habitação de interesse social, sistema de registro imobiliário, sistemas construtivos inovadores. “Estamos participando de eventos que nos permitem ver as boas práticas no âmbito dos EUA, que é um dos maiores mercados imobiliários mundiais, e tentar extrair o sumo de cada assunto e verificar o que podemos levar para o Brasil”, disse.

Duarte ressaltou a importância da CBIC organizar missões com essa, para buscar tendências. “Cito como exemplo uma missão realizada ao México, há 12 anos, quando aquele país executava um milhão de moradias por ano. Aquelas observações serviram de base para que nosso setor no Brasil adaptasse sugestões para que o governo federal criasse o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em 2009”, lembrou o também diretor da CR Duarte Engenharia.

A programação segue até quinta-feira (22), e também inclui reuniões de trabalho com grupos de investimento e incorporação. Acompanhe diariamente as notícias sobre a missão técnica a Las Vegas no site da CBIC, no informativo CBIC Hoje+ e nas redes sociais da CBIC na internet.

 

 

 

 

Fonte: CBIC