23 mai, 2019

Caixa Econômica vai lançar crédito imobiliário referenciado no IPCA

O banco vai lançar em breve uma linha de crédito imobiliário referenciada no IPCA, o que deve ampliar o volume de recursos para o setor.

O presidente-executivo da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta terça-feira que o banco vai lançar em breve uma linha de crédito imobiliário referenciada no IPCA, o que deve ampliar o volume de recursos para o setor.

"Isso poderá beneficiar cerca de 400 mil pessoas", afirmou Guimarães a jornalistas antes de reunião no Ministério da Economia.

Para o executivo, o uso do IPCA como referência vai ampliar as chances do banco de securitizar as carteiras, o que na prática permite que o banco consiga obter recursos no mercado financeiro. Nas contas de Guimarães, isso ampliará em cerca de 10 bilhões de reais o volume de recursos no banco para o setor.

Maior concessor de crédito imobiliário do país, a Caixa usa a TR como referência e a tabela SAC na maioria dos empréstimos para o público da classe média. Em geral, esse conjunto resulta em taxas de juros um pouco menores para o tomador.

Guimarães disse ainda que a Caixa também inicia em breve um programa de renegociação de dívidas dirigido a cerca de 3 milhões de pessoas e 300 mil empresas clientes.

A disposição do banco é oferecer um desconto de 40% a 90% no valor de face das dívidas. Com isso, prevê captar de um bilhão a 4 bilhões de reais.

"O foco desse programa é em pessoas de baixa renda e pequenas e médias empresas", afirmou Guimarães.

 

Fonte: Extra