20 mar, 2018

Balanço Imobiliário do CBIC de 2017 aponta para futuro otimista

Segundo o levantamento, lançamentos residenciais cresceram 5,2% no País, enquanto as vendas aumentaram 9,4%. O relatório avalia 23 microrregiões de todo o país.

O relatório dos indicadores imobiliários realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 2017 mostrou que o ano terminou em nítida recuperação na comparação com 2016. Foram avaliadas 23 microrregiões de todo o país.

Os lançamentos residenciais cresceram 5,2% enquanto as vendas aumentaram 9,4% em relação ao ano anterior – em números absolutos, as vendas superaram os lançamentos em 11.878 unidades, cerca de 12% do total das unidades vendidas. De acordo com o levantamento, a melhora da economia geral, queda de juros, inflação e recuperação do PIB foram fatores decisivos para os resultados. O volume de vendas impactou diretamente na redução da oferta final.

Além disso, o ano terminou com 30% a menos de unidades à venda, gerando um tímido otimismo no setor. Segundo o CBIC, há uma perspectiva mais favorável para o mercado imobiliário em 2018 “seja pelo possível aumento de lançamentos e vendas, pela movimentação observada no final do último trimestre de 2017, quanto pela conjunção de indicadores macroeconômicos no geral mais favoráveis”.

Fonte: AECweb