19 abr, 2018

73% dos habitantes da RMS moram em imóvel próprio

A maioria dos 3,2 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Salvador já conseguiu realizar o sonho de morar numa casa própria.

Segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media e Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), 73% declararam residir em imóvel próprio.
 
O estudo, que teve como base os métodos da Target Group Index, revela ainda que estas pessoas têm opiniões diferentes sobre a relação de consumo. As que moram em imóvel próprio, por exemplo, tem afinidade com a frase “é mais importante cumprir com meu dever do que aproveitar a vida”. Já as que vivem de aluguel pensam: “algum dia, eu gostaria de começar meu próprio negócio”; “como eu gasto o meu tempo é mais importante que o dinheiro que eu ganho”. Dentre os 12% dos entrevistados que pretendem adquirir um imóvel nos próximos seis meses, 37% já moram em imóvel alugado e 62% no imóvel próprio. Quanto aos gastos, nesta mesma faixa de possíveis compradores, 76% acreditam que quase sempre compensa pagar mais por produtos de qualidade e 77% gastam dinheiro com mais cautela do que antes.
 
Na pesquisa, foi constatado ainda que na hora de comprar ou alugar, o preço é o aspecto mais levado em conta (29%), seguido pela proximidade do local de interesse, como trabalho ou escola (23%), proximidade do centro da cidade (16%) e se é um imóvel novo (14%). Quanto ao consumo dos meios de comunicação, 94% dos moradores da RMS que pretendem comprar um imóvel afirmam ter assistido televisão nos últimos 7 dias, 53% confiam nas rádios para ficarem bem informados e 65% recorre a internet como primeira opção para obter informações.
 
Ao longo de 2017, o setor do mercado imobiliário movimentou o equivalente a R$23,2 milhões em compra de espaços publicitários, sendo distribuídos da seguinte forma: 43% para TV; 35% para jornal impresso; 14% para rádio. O relatório completo com todos os dados da pesquisa está disponível no site da ABMP: www.abmp.com.br. 

Fonte: Sinduscon-BA