24 jan, 2018

Sustentabilidade do alumínio diminui desemprego e incentiva a reciclagem

O alumínio é usado na maioria dos itens do dia a dia, está presente em janelas, equipamentos tecnológicos, na indústria metalúrgica, alimentar, farmacêutica, além de ser usado em outros objetos por ser uma material maleável e resistente a corrosão.

Devido sua abundância na natureza, encontrado em rochas, argila, minerais, solo e granitos, o ser humano aproveita para usá-lo da melhor maneira para facilitar seu cotidiano. Além de ser fácil achar, esse material é um produto sustentável. 


Há pouco anos, as Nações Unidas criaram um programa que incentiva empresas para que produzam materiais sustentáveis com baixa emissão de carbono, previnam perdas na biodiversidade e que suas linhas de produção fizessem o mesmo.


Os setores que trabalham com alumínio entenderam a proposta e criaram estratégias de negócios que incentivem a sustentabilidade em seus colaboradores e clientes como sistemas de iluminação que consomem menos energia, redução do uso de embalagens e ofertas de palestras que demonstrem a importância da sustentabilidade do alumínio para a economia verde. O Instituto Internacional do Alumínio (IAI) é o grande incentivador desse recurso sustentável, cerca de 70% da produção mundial de alumínio trabalha com ideias ecológicas. Dessa forma diminuem as emissões de carbono, que contribuem para o aumento no buraco da camada de ozônio.


Como é usado em vários materiais diferentes, o alumínio pode ser reciclado e futuramente transformado em outro item por diversas vezes, assim novos produtos podem ser feitos a partir de outros e seus "restos" não ficarão em decomposição por longos anos na natureza. Sucatas de utensílios domésticos, esquadrias de janelas, latas de bebidas, relógios de pulso, entre outros são usados para a criação de novos relógios e peças de construção.


Além da sustentabilidade, o alumínio afeta positivamente em outros aspectos como a saúde, por ser um material resistente a corrosão, as chances de as pessoas contraírem doenças resultantes de produtos enferrujados diminui drasticamente. Este material também auxilia na conservação de alimentos quando está presente nas embalagens. O alumínio também está presente em medicamentos que controlam o organismo e aumentam a imunidade.


A indústria brasileira se aproveita muito do alumínio e suas ideias sustentáveis, com o aumento da exportação desses produtos para outros países, a demanda cresce e é preciso mais colaboradores para trabalhar com esses pedidos. De acordo com Sales Metal , empresa especializada em esquadrias de alumínio , o aumento do mercado do alumínio possibilita que as empresas empreguem mais funcionários e ajudem com a diminuição da taxa de desemprego no país. "Dessa forma, a produção desse metal auxilia na solução de problemas presentes na sociedade", explica.

Com o aumento de projetos que abordam a sustentabilidade do alumínio, percebe-se como esse metal pode ajudar o ser humano de diversas formas, além de ser um material de fácil acesso e em grande quantidade. 

Fonte: Sustentabilidades