16 jan, 2019

5 dicas para a saúde financeira na gestão de condomínios

Confira na integra, 5 dicas para se esquivar de problemas e não cair no vermelho

Cuidar da saúde financeira do condomínio é tarefa diária e requer uma pessoa responsável que administre de forma clara e transparente para não haver problemas.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) apontou seis dicas importantes para garantir a estabilidade das contas e o relacionamento com os condôminos.

Confira agora quais são elas:

1 - Gerir o condomínio através de uma conta pessoal parece simples, mas pode trazer problemas: é contra a lei guardar lá o Fundo Comum de Reserva, que é obrigatório. Retire todos os meses 10% do valor da quota estipulada. Para esta reserva deve escolher o depósito a prazo que mais se adequa. Com a melhor taxa, mais rentabiliza a poupança do condomínio.

2 - Para gerir as quotas dos condôminos e fazer os pagamentos das despesas correntes (eletricidade e água das áreas comuns, seguros, etc.), deve existir uma conta bancária aberta em nome do residencial, que possa ser movimentada pelos administradores.

3 - Elabore o orçamento no início de cada ano e, no final, feche as contas. Depois, convoque uma assembleia para apresentar os resultados. O orçamento anual deve incluir as despesas do condomínio, receitas e estimativas de gastos relevantes para a execução do próximo ano de administração.

4 - Avalie o valor de alguns gastos fixos e veja se é preciso equilibrar as contas. Por exemplo, veja se é mais barato manter a empregada de limpeza ou contratar uma empresa para prestar esse serviço. Tenha em conta que, de acordo com a lei, cada empregado do condomínio deve ter um seguro de acidentes de trabalho.

5 - Verifique as condições do edifício, para prever a necessidade de eventuais obras de manutenção, e quantifique-as no orçamento. Desta forma, poderá considerar um valor extra na quota mensal dos moradores. E se surgir um imprevisto ou um incidente? O ideal é ter o edifício coberto por um seguro multirriscos-condomínio.

BONUS* - Mantenha os documentos organizados ao longo do ano. Pode arrumar em pastas, por categorias e numeradas. Por exemplo, uma pasta para as faturas dos produtos de limpeza, outra para os papéis do seguro, outra para os recibos das quotas, etc. Acompanhe com regularidade o pagamento das quotas e das despesas correntes.


Agora é só aproveitar as dicas e se esquivar dos problemas.




Fonte: Notícias ao Minuto / Economia