13 set, 2021

Certificações atestam a qualidade dos trabalhos

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 11/09/21

Existem diversos tipos de certificações, como as relacionadas ao gerenciamento de projetos, as ambientais e as de qualidade. E todas são um grande diferencial para as obras e os empreendimentos  

A construção civil é responsável na geração de resíduo, do consumo de energia e de água. As certificações tem um papel relevante para incentivar e realizar mudanças, visando construções mais sustentáveis, através da preservação e racionalização dos recursos, minimizando os impactos. 

Certificações também trazem conexão com os clientes, pois há identificação de valor. Outro benefício é que a marca passa a ser diferenciada no mercado, pois apresenta um selo que atesta o quanto seu processo é responsável e estruturado. E aqui podemos dizer o quanto esta prática influencia o mercado, proporcionando melhorias significativas para o setor como um todo. 

O PBQP-H, um selo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, as certificações ISO 9001, LEED, Aqua e BREEAM são exemplos de selos aplicáveis em nosso mercado. Cada uma em um aspecto, todas normatizam os processos, atestam a qualidade e garantem o aumento da competitividade por meio da otimização do uso dos recursos e da diminuição de desperdícios e de retrabalho.  

A construção civil é precisa e procura otimizar os sistemas de gestão de obra, assegurando qualidade e reconhecimento.  

Alinhar esses elementos significa redução de custos, padronização de serviços, melhor planejamento e controle de serviços terceirizados, avaliações internas frequentes, redução de riscos, organização da liderança e maior competitividade.  

Investir em certificação é construir o amanhã. 

    

Cláudio Cunha             
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).