13 jul, 2023

Bahia lidera geração de empregos na construção civil

Nos primeiros meses de 2023, o setor da construção civil despontou como o principal gerador de empregos no Brasil. Os dados do CAGED mostram a criação de quase 150 mil vagas formais no país entre janeiro e maio. A Bahia aparece como destaque da região nordeste por liderar o número de empregos com carteira assinada nesse setor, contabilizando 4.418 vagas, o que representa 23,88% do total regional. O Rio Grande do Norte e o Ceará vêm logo em seguida, com 3.032 e 2.159 empregos formais, respectivamente. 

Quando analisamos o salário médio de admissão, observamos que a construção civil se destaca em relação aos demais setores da economia, apresentando um valor médio de R$2.147,88, enquanto a média geral é de R$2.015,58. Além disso, é interessante notar que a contratação de pessoas com nível médio de escolaridade é a mais proeminente nesse setor, especialmente entre os jovens adultos de 18 a 29 anos de idade. A liderança da Bahia nesse segmento reflete o comprometimento e a competência das construtoras e incorporadoras locais, que têm se empenhado em desenvolver projetos inovadores e sustentáveis, impulsionando o crescimento e a modernização do setor. 

Ressaltamos que não se trata apenas de números, mas sim de um impacto social e econômico. A construção civil, com sua cadeia produtiva dinâmica e complexa, movimenta diversos setores da economia local, gerando demanda para fornecedores, empresas de serviços e indústrias correlatas. Além disso, não podemos ignorar o impacto positivo que a construção de novos empreendimentos e a valorização imobiliária têm sobre a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos cidadãos baianos.

A força do nosso setor também se reflete no crescimento do salário médio de admissão, superando o panorama geral de outros setores econômicos. Esse fator é essencial para impulsionar a ascensão social e a melhoria das condições de trabalho de milhares de profissionais. 

A expectativa de crescimento para este semestre é extremamente positiva. Os números e indicadores mostram um cenário promissor, com a Bahia liderando a geração de empregos e fortalecendo a economia estadual. A contínua demanda por moradia, infraestrutura e investimentos em projetos inovadores e sustentáveis impulsionam, cada vez mais, a confiança do mercado imobiliário.