Notícias

23 set 2019

Certificação Edge capacita construtoras em práticas sustentáveis

Salvador recebe encontro ‘Melhore o seu projeto e obtenha Outorga e IPTU Verde por meio da certificação Edge’

Construtoras e incorporadoras baianas tiveram a oportunidade de conhecer nesta sexta-feira (20/09), durante o encontro ‘Melhore o seu projeto e obtenha Outorga e IPTU Verde por meio da certificação Edge’, em Salvador/BA, as ferramentas para obtenção da certificação Excellence in Design for Greater Efficiencies (Edge). A iniciativa reconhece as práticas sustentáveis em empreendimentos residenciais e comerciais.

Conhecida por simplificar o processo para obter as credenciais, a certificação Edge se enquadra nas exigências necessárias para Outorga e IPTU Verde aplicadas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

A base da certificação é um sistema online de acesso livre, que avalia a performance do edifício em três categorias – energia, água e materiais. A certificação ocorre quando se consegue uma redução de 20% nas três áreas.

Ao mencionar a Outorga e o IPTU Verde, benefício sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as edificações que fazem uso de soluções sustentáveis, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e vice-presidente da área Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Henrique de Oliveira Passos, lembrou que a própria sede do sindicato foi edificada seguindo esses princípios. 

“É crescente a percepção do mercado de que é possível fazer uma construção com requisitos de sustentabilidade, a exemplo da própria sede do sindicato e de empreendimentos de empresas que atuam na área de habitação de interesse social. “É uma oportunidade de mostrar ao mercado – projetistas, construtores, incorporadores, clientes, consumidores e adquirentes – que é possível contribuir para mitigar os impactos da construção”, diz.

“A Lei da Outorga e do IPTU Verde é fruto de uma iniciativa da Ademi-BA e do Sinduscon-BA e a cidade de Salvador foi a primeira a ter um incentivo para diminuir o impacto da construção no meio ambiente”, mencionou o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, reforçando a importância da disseminação de conhecimentos sobre sustentabilidade e formas de certificação para tornar o tema cada vez mais forte. 

Ao ressaltar a importância da parceria com a Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial, o vice-presidente da Área de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, informou que acompanhou na quinta-feira (19/09), em São Paulo, reunião no Banco Itaú, provocada pelo Banco Mundial, para apresentação do Edge. “O objetivo é criar condições e maior incentivo para empreendimentos mais sustentáveis”, comemorou. 

 

“A certificação Edge é extremamente simples e boa para o médio e pequeno empreendedor. Tem uma plataforma online gratuita onde se pode modelar e já pré-certificar o projeto”, disse Sarti, mencionada a importância das empresas se preparem para a certificação.  

 

ealizado pela Ademi-BA e pelo Sinduscon-BA, com apoio da CBIC, o encontro reuniu especialistas internacionais apresentando de forma prática e simples o sistema de certificação Edge, criado pela Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial.
 

Mais Notícias

Fale Conosco

Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas, obter informações ou compartilhar opnião. Estamos à disposição para atendê-lo.

contato@ademi-ba.com.br
+55 71 3273-8130
Rua Alceu Amoroso Lima 470. Sala 901.
Empresarial Niemeyer. Caminho das Árvores - Salvador - BA
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.