Notícias
As oito tendências para a sustentabilidade em 2018
Instituto para Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge lança publicação sobre o tema
O Instituto para Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge divulgou a publicação “8 business & sustainability trends that will define 2018”, que resume oito tendências para a sustentabilidade em 2018, identificadas por meio de uma pesquisa com mais de 8.000 profissionais de todo o mundo.
São elas, em tradução livre:
1. Volatilidade é o novo normal
De tecnologias disruptivas a incertezas políticas, o futuro é caótico e veio para ficar. mas, apesar desses tempos incertos, há uma série de oportunidades para aqueles que se provarem ágeis e adaptáveis.
2. Sustentabilidade moldando a cara dos negócios
A crescente consciência do público para questões de sustentabilidade e o gap de liderança política irão abrir caminho para que o mercado encare o desafio da liderança em sustentabilidade e lidere, adapte, ou quebre.
3. Perdas e danos duradouros em função do clima extremo
Após eventos climáticos sem precedentes em 2017, povos, países e cidades irão enfrentar eventos climáticos ainda mais extremos, com o potencial de impactar negócios através da disrupção da cadeia de valor e destruição de ativos, contribuindo para a agitação social.
4. Homens versus máquinas
Crescente níveis de automação não irão só começar a transformar o futuro dos negócios como também o futuro do emprego.
5. China e a guinada mundial para o Leste
A reeleição do presidente Xi Jinping deu à China a estabilidade em um mundo turbulento, e reforçou o mandato do Estado para endereçar as mudanças climáticas em um momento que outros líderes do mundo deixaram o tema de lado.
6. O fim da era do plástico
As embalagens são centrais para endereçar os impactos ambientais dos negócios nos oceanos, terra e ar.
7. Um ano decisivo para a transparência
Antecipando as recomendações para relatórios financeiros relacionados ao clima da Força Tarefa de Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), companhias como a ExxonMobil enfrentaram pressões de investidores e do público para melhorar voluntariamente a divulgação de riscos. Isso poderia impulsionar a transparência de outros temas empresarias, como remuneração de executivos, igualdade de gênero e acordos fiscais.
8. Vida após o carvão
A revolução energética está atingindo o seu clímax no atual estágio de substituição para uma matriz energética renovável.
Fonte: Segs