21 ago, 2018

Mercado imobiliário tem mudança no perfil de público, diz presidente da ADEMI-BA

Em entrevista ao programa Radar Imobiliário, na rádio Transamérica, Presidente da ADEMI-BA fala sobre as novidades no mercado.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), Claudio Cunha foi entrevistado neste sábado (18), no programa Radar Imobiliário, na rádio Transamérica. Ele falou sobre como a construção civil, que é o setor da indústria que mais gera emprego, além da rapidez e velocidade de captação, vem movimentando toda uma cadeia produtiva, auxiliando na geração de novas vagas de trabalhos diretas ou indiretas. De acordo com Cunha, “esse é o mercado que faz com que tudo cresça e se desenvolva”.

Sobre o mercado imobiliário brasileiro, o presidente da Associação relatou que a cada dia fica mais segmentado e mais específico, há uma mudança do comportamento em geral nas famílias, da forma de relacionar e de locomover, então isso tudo interfere no setor.

“As pessoas querem ter mais conforto e menos despesas, então os empreendimentos estão voltados para atender um público que não tem filhos, que tem bicho de estimação, que são recém separados, além das famílias tradicionais”, afirmou Cunha.

Em relação aos empreendimentos com metragens menores. segundo o presidente, “eles vêm chegando mais forte em todas as regiões do País, não vendemos mais tamanho de apartamento, nem um tipo produto, agora vendemos o espaço que a pessoa necessita para ter conforto e para conviver”.

Sobre novos equipamentos, Cunha disse que a economia tem as suas bases bastante sólidas, e com uma inflação sob controle, além de estar com a menor taxa de juros da história do Brasil. E o crédito imobiliário para aquisição de imóveis com taxas básicas. “Então as pessoas buscam imóveis, com segurança, podendo adquirir um com preço de 15% a 20% menor do que novos lançamentos que virão futuramente”, aconselha.

Cunha ainda pontuou sobre a questão do poder público em relação ao desenvolvimento do mercado imobiliário, “o que está faltando é colaboração ou de viabilizar projetos com menos burocracia, pois com isso os governos conseguiriam dá uma alavancada no sistema imobiliário do nosso estado. A ADEMI-BA é uma Associação, que sempre propôs ao poder público o diálogo e projetos para que possamos trazer desenvolvimento para toda a cidade e estado”.

“Desde quando assumi a presidência, mantemos um diálogo muito aberto junto com os poderes públicos e tendo grandes conquistas”, declarou Cunha.

Sobre crédito imobiliário, no primeiro semestre do ano, 80% do valor para financiamento de imóveis ficou nas regiões Sul e Sudeste e 19% para as demais regiões. “Precisamos de uma reforma fiscal e tributária, para que haja uma igualdade de investimentos”.

Cunha disse que o interesse e os princípios que a ADEMI-BA tem trazido para a cidade e estado, é desenvolver a economia. “Hoje nos possuímos um calendário fixo de atividades, que visam comercialização de imóveis, discussão e melhoria para um todo”, finalizou.


FONTE: Radar Imobiliário.