12 jan, 2024

Macroeconomia e as tendências imobiliárias para 2024

Quais são as tendências do mercado imobiliário para 2024? Aonde os investidores devem apostar suas fichas? O ano começou e o cenário já nos aponta alguns direcionamentos. Então, vamos a eles!

Analisando a macroeconomia, podemos dizer que a tendência é baixar um pouco mais a taxa de juros, o que para nosso setor é crucial, já que impacta diretamente na redução do preço das parcelas dos imóveis e na capacidade da contratação do financiamento. O desemprego, que ainda está acima do aceitável, teve pequena baixa. Apesar do baixo crescimento do PIB, em termos gerais, estamos entrando neste novo ano com um cenário macroeconômico mais favorável do que o de 2013.

Saindo da macroeconomia, vamos então para as ofertas e demandas do mercado imobiliário. O Minha Casa Minha Vida está construindo 1 milhão de casas por ano e já sinalizou uma demanda reprimida de 5 milhões de casas, ou seja, teremos oferta e temos demanda para o segmento de baixa renda. 

Na tipologia alto padrão, os lançamentos imobiliários de 2023 garantiram as primeiras ofertas para atender a esse público em 2024. São imóveis com valores acima de R$ 1.5 milhões. No ano passado, eles representaram quase 20% do VGV do setor, até o terceiro trimestre. Este ano, eles devem vir com algumas novidades estruturais já sinalizadas em 2023, como alturas cada vez mais elevadas, rooftops panorâmicos, "branded buildings", parcerias entre marcas de luxo famosas que agregam valor ao imóvel, além de uma construção mais "amigável", dialogando com a cidade sem grades e muros, são tendências para esta tipologia. 

É claro que o crescimento dos lançamentos e vendas dos imóveis compactos (22,35% dos imóveis vendidos até o terceiro trimestre de 2023) sinaliza que o comportamento da sociedade em busca de mais praticidade, simplicidade e funcionalidade veio para ficar. 

Tecnologia e sustentabilidade são palavras que, com certeza, terão destaque em 2024. Investir em imóveis que sejam energeticamente eficientes, tenham sistema de captação de água de chuva, feitos com materiais sustentáveis e ações condizentes com as práticas de ESG, é agregar ao seu investimento valores que caminham com as novas tendências de hoje e do amanhã.

Qualquer que seja o seu capital, a sua necessidade ou desejo, comprar um imóvel em 2024 é a forma segura de investimento. E neste ponto, não estamos falando de uma tendência, e sim de uma constatação.