16 out, 2018

Evento discute como o crowdfunding ajuda no financiamento imobiliário

Em entrevista, a diretora financeira do IBDI, falou sobre investimentos no mercado imobiliário e novas formas de captação de recurso.

No quadro Radar Jurídico do programa Radar Imobiliário deste sábado (13), o colunista e presidente do Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), Bernardo Romano entrevistou a diretora financeira do IBDI, Paula Tanajura, que falou sobre investimentos no mercado imobiliário e novas formas de captação de recurso.

Segundo Romano, nesta terça-feira (16), acontecerá o evento sobre a temática, às 19h, no Edifício CEO, onde terá a presença de Felipe Souto, que vai trazer essa visão das novas formas de investimentos nos dias atuais.“Tanajura, irá trazer os aspectos legais do crowdfunding imobiliário, explicando o que é, com funciona, entre os aspectos mais relevantes dessa ferramenta”, disse o presidente.

De acordo com Paula Tanajura, o crowdfunding é um financiamento coletivo que foi regulamentado no Brasil em 2017, através da instrução 588 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa instrução permite que sociedades empresariais de pequeno porte façam emissão de valores mobiliários e os oferte publicamente por meio da plataforma eletrônica de investimento participativo.

Conforme a especialista, a plataforma eletrônica inclusive é o único meio que pode ser utilizado para oferecer publicamente os valores imobiliários emitidos. A ferramenta tem constituído no Brasil e registrado na CVM, com autorização específica para presenciar essa atividade. “A CVM estabeleceu que a sociedade de pequeno porte, não pode captar mais de R$ 5 milhões por ano e que se o investidor não preencher determinados requisitos, não poderá investir mais que R$ 10 mil por ano”, relatou Tanajura.

Segundo a diretora, como o mercado imobiliário tende a ser estável e seguro, logo o crowdfunding de investimento também passou a ser utilizado para financiar empreendimentos imobiliários.

“Por ser uma solução para que o empreendedor obtenha financiamento para cobrir a exposição de caixa inicial do negócio, as taxas são mais atrativas do que as praticadas no sistema bancário e também para o investidor, que acessa ofertas com rentabilidade superior as aplicações tradicionais”, disse.

Para finalizar, Romano disse que o crowdfunding pode ser entendido como uma "vaquinha online", que ajuda o financiamento de empreendimentos imobiliários.





Fonte: Radar Imobiliário