07 mar, 2018

Construção saudável: saiba o que é este conceito que é tendência no mercado

O conceito da construção saudável tem sido apontado como tendência nos últimos anos no mercado da arquitetura sustentável.

Segundo a arquiteta Maíra Macedo, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Greenbuilding Council Brasil, “É uma tendência sem volta. Quando o ambiente construído prioriza as pessoas ele é capaz de proporcionar melhora no conforto e bem-estar e isso reflete na saúde dos seus usuários. Está comprovado o aumento de produtividade em escritórios, de aprendizado nas escolas e que este tipo de construção acelera a evasão dos leitos hospitalares.” 

O Brasil também aponta para essa tendência de edifícios saudáveis com a chegada da certificação Well no país, e um selo nacional com conceitos semelhantes, chamado Selo Casa Saudável.   

O que é o conceito de construção saudável? 

A construção saudável foca na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos ocupantes. Passamos mais de 90% do nosso tempo no interior de edificações, portanto melhorar a qualidade desse espaços é fundamental! 

Não se trata de um conceito novo, diversas culturas antigas e tradicionais utilizavam conhecimentos ancestrais, como o Feng Shui, radiestesia e a geobiologia, para a análise dos espaços e construção de edificações mais saudáveis. 

Nos tempos modernos, com a industrialização e a padronização das construções como por exemplo, essa preocupação foi diminuindo, e as doenças causadas pela influência da habitação sobre os indivíduos aumentaram. Na década de 80, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Enfermo, um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.   

Princípios básicos da construção saudável: 

– Qualidade do ar interno 

–  Aproveitamento da iluminação natural e vistas 

– Projeto de iluminação adequado 

– Conforto termoacústico 

– Uso de materiais atóxicos 

– Design biofílico: conexão com a natureza 

– Design ativo: incentivo ao exercício  

– Ergonomia 

–  Qualidade da Água 

– Proteção contra radiações nocivas 

– Manutenção saudável 

Fonte: SustentArqui