Biblioteca Ademi

  • Prevenção à COVID-19

    Orientações para prevenção e controle da Covid-19 nos locais de trabalho

  • O segmento de Obras Industriais e Corporativas e o Coronavírus (COVID-19)

    As sugestões da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), tem foco na proteção da saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos e na segurança técnica dos projetos.

  • Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóveis

    Na versão 2019 do Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóvel, da minuta, foram incluídas referências bibliográficas, modelos dos memoriais, responsabilidades dos projetistas e dos fornecedores, novas orientações dos cuidados e uso

  • E-book Prêmio Inovação Acadêmica 2019

    Melhores projetos apresentados na segunda edição do Prêmio Ademi-BA Inovação Acadêmica, Acompanhando as transformações que impactam o nosso segmento e em busca constante pelo incremento dos sistemas produtivos que envolvem a área de construção, o tema escolhido para esta edição de 2019 foi “A construção civil na era da Indústria 4.0”.

  • E-book Prêmio Inovação Acadêmica 2018

    Melhores projetos apresentados no processo da primeira edição do Prêmio Ademi-BA Inovação Acadêmica, incluindo os vencedores – um na categoria de graduação e outro na pós-graduação. Ao todo, são doze materiais que trazem o uso de novas ferramentas e estratégias de aplicabilidade para setor da construção

  • Cartilha: Coronavírus

    Essa cartilha tem por objetivo trazer informações que devem ser avaliadas nesse momento de pandemia, trazendo os principais alertas para as entidades do setor da construção e para seus associados

  • A pandemia do coronavírus. Recomendações para o ambiente de trabalho na indústria da construção

    Recomendações para que sejam adotadas no canteiro de obras, na execução dos trabalhos de construção, com base nas particularidades do setor, bem como nas orientações das autoridades públicas de saúde. 

  • Juntos construímos dias melhores

    O setor da Incorporação e Construção Civil está unido para fazer este momento difícil passar mais rápido. Sabemos que somos essenciais para o desenvolvimento e crescimento das cidades através da construção de escolas, hospitais, moradias e estradas. Conhecemos nosso potencial na geração de emprego e renda para a população. Atuamos, institucionalmente, para fomentar o crescimento econômico. Seguimos juntos a organizações não-governamentais promovendo a continuidade de projetos sociais e transformando vidas. A ADEMI-BA e o Sinduscon-BA estão trabalhando para construir dias melhores para todos nós. Assistam o vídeo produzido em parceria com a Comunidade da Construção, o SINDIBRITA e a VOTORANTIM.

  • Cristina Toca Pérez, vencedora do Prêmio Inovação Acadêmica 2018 da ADEMI-BA, categoria Pós Grad.

    Se você é profissional ou estudante de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação e ainda não se inscreveu, fique ligado porque o prazo está encerrando. Ainda não está convencido de que precisa participar do Prêmio? Então, ouça o que diz Cristina Toca Pérez, vencedora do Prêmio em 2018. Ela é aluna de doutorado na UFBA e ganhou a competição com um projeto que pretende melhorar a logística nos canteiros de obras. Não perca tempo e participe também. As inscrições podem ser feitas no site da ADEMI-BA (ademi-ba.com.br) e os projetos deverão ter como tema “Como melhorar a produtividade e a manutenção das edificações na era da indústria 4.0”.

  • Roseneia Melo, uma das vencedoras do Prêmio Inovação Acadêmica 2019 da ADEMI-BA

    Aluna de doutorado na UFBA, desenvolve pesquisas na área da construção civil. Com o prêmio, ela está conseguindo desenvolver um sistema informatizado de inspeção de segurança. Veja o que ela tem a dizer a você que ainda não fez sua inscrição o “Prêmio Inovação Acadêmica 2020”. As inscrições podem ser feitas pelo site da ADEMI-BA (ademi-ba.com.br). Os projetos inscritos deverão ter como tema “Como melhorar a produtividade e a manutenção das edificações na era da indústria 4.0”. Podem participar profissionais ou estudantes de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação. Participe!

  • Imóvel é sempre imóvel.

    Estamos passando por mais um momento delicado da história de nosso país. Uma pandemia ameaça a vida dos brasileiros e a economia do Brasil. Não será fácil, nós sabemos, mas construiremos juntos um capítulo dessa história falando sobre união, reconstrução e resistência. O setor da Construção Civil continuará dando sua contribuição para o crescimento do país, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento econômico Realização: Radar Imobiliário | Apoio: ADEMI-BA.

  • Retrospectiva ADEMI 2019

    Confira as ações desenvolvidas pela ADEMI-BA no ano de 2019.

  • Marcos Brandão, vencedor do Prêmio ADEMI-BA, Inovação Acadêmica 2018, categoria Graduação.

    Se você é profissional ou estudante de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação, este recado é para você. As inscrições para o “Prêmio Inovação Acadêmica 2020” vão até o dia 31 de março.Veja o que diz Marcos Brandão, vencedor do Prêmio em 2018 na categoria Graduação, sobre a importância da premiação no impulsionamento de sua vida profissional.

  • Salão Imobiliário da Bahia 2019

    Salão Imobiliário aconteceu no Shopping da Bahia de 21 a 24 de novembro de 2019.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Debates e Considerações finais

    X Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA, realizado em 18 de julho de 2019, no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Carlos Amorim

    Tema: Baía de Todos os Santos: Sustentabilidade e Cultura. A partir da sua experiência, pudemos entender como a Baía de Todos os Santos é um case de sucesso de sustentabilidade ao integrar fatores culturais como a música, a arte e a gastronomia, além de meios de mobilidade, se firmando como um pilar de sobrevivência e resistência. Usar os ensinamentos advindos do case da Baía de Todos os Santos pode nos ajudar a repensar em como estamos utilizando os nossos recursos naturais para que possamos almejar uma vida mais produtiva e tranquila para o futuro. Palestrante: Carlos Amorim.Consultor de projetos de cultura e meio ambiente. Franqueado CasaCor

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Alejandro Castañé.

    Tema: Cidade Criativa, Cidade Feliz - utopia ou possibilidade? Para ele, o mercado imobiliário tem muito a contribuir no impulso à novas formas de conexões sociais, diversidades, valorização do espaço público, estruturas verdes - e também tem muito a se beneficiar com isso. São exatamente essas conexões positivas que irão enriquecer a cidade e torná-la um ambiente mais rico e saudável para se viver. Palestrante: Alejandro Castañé, diretor da Garimpo Soluções.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Eduardo Pedreira

    Tema: Pessoas felizes constroem um mundo mais sustentável. Porque? Ele reforçou o conceito de que pessoas sustentáveis são mais felizes e, por consequência, quem é mais feliz é mais sustentável. A prosperidade econômica gerada a partir daí beneficia a sociedade como um tudo, incluindo o mercado imobiliário. Palestrante: Eduardo Pedreira, prof de sustentabilidade da FGV e coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: André Fraga

    Painel Inovação Ambiental | Destacou a importância de discutir a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental. O objetivo é proporcionar espaços públicos bem cuidados e seguros onde as pessoas possam interagir, promovendo qualidade de vida de maneira mais ampla Palestrante: André Fraga, secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS).

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Victor Cavalcanti

    Painel Inovação Ambiental | A união entre a mobilidade e o setor imobiliário em busca de soluções sustentáveis para cidades inteligentes que envolvam a economia colaborativa Palestrante: Victor Cavalcanti - CEO da Interakt, Startup

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Saville Alves

    Painel Inovação Ambiental | Destacou a importância de incorporar os saberes da natureza dentro das cidades, trazendo para o dia a dia soluções integradas a economia circular. Saville trouxe importantes exemplos que podem ser incorporados por todos nós – aumento da cobertura verde dentro das cidades, o que gera uma melhoria no microclima e diminui as ilhas de calor que se desenvolveram por conta da urbanização desordenada; melhoria da qualidade de vida e da saúde da população a partir do uso de sistemas para captação e reuso de água de chuva; reeducação em relação à geração do resíduo e do desperdício. Palestrante: Saville Alves, co-fundadora da startup SOLOS

  • Clipe X Fórum de Sustentabilidade ADEMI-BA, realizado em 18 de julho de 2019, no Teatro Eva Herz.

    A ADEMI-BA, como sempre pioneira em processos disruptivos, promoveu mais uma edição do Fórum de Sustentabilidade. Com o tema “A sustentabilidade como motivadora do bem-estar e felicidade social”, o foco do evento foi trazer exemplos e promover reflexões em como o mercado imobiliário tem contribuído para esse cenário em busca de uma sociedade mais sustentável e feliz.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Antônio Macêdo Filho

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema ‘Construção Sustentável: Custos, Benefícios e Oportunidades’. Palestrante: Antonio Macedo Filho. Master em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid; diretor da EcoBuilding Consultoria.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Osvaldo Soliano

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Geração de energia em condomínios Palestrante: Osvaldo Soliano, doutor em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, na Inglaterra; sócio fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM).

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Orestes Gonçalves

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Uso Eficiente da Água em Edifícios – Tecnologia e Gestão da Demanda da Água Palestrante: Prof. Orestes Gonçalves Engenheiro Civil, Mestre, Doutor e Livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Marcos Casado

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Metodologia prática e de baixo custo para Eficiência Energética e Hídrica para Edificações Palestrante: Marcos Casado. Engenheiro civil com especialização em Administração e Gestão Ambiental; diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Abertura Rafael Valente, diretor.

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Debate

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Rafael Pastore

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: O prédio que você não vê: exemplos práticos Palestrante: Rafael Pastore. Engenheiro civil pela Universidade do Estado da Bahia

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Palestrante: Ricardo Teixeira

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Programa de Ética & Compliance e os principais desafios no cenário atual Palestrante: Ricardo Teixeira, sócio da Deloitte Touche Tohmatsu

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Debate

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Rafael Valente - Diretor de Gestão Sustentável da ADEMI-BA Ricardo Teixeira / Ticiana Chicourel - Deloitte Eduardo Rosa Pedreira - Professor da FGV na área de sustentabilidade corporativa e seus desdobramentos André Fraga - Secretário de Cidade Sustentável - PMS Tatiana Bittencourt Dumêt - UFBA - Escola Politécnica

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Palestrante: Eduardo Rosa Pedreira

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema:Ética. O que é, para que serve e por que é tão importante para o Brasil. Palestrante: Eduardo Rosa Pedreira. Professor da FGV na área de sustentabilidade corporativa e seus desdobramentos

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Apresentação de Carla Visi

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Ética, estética e Sustentabilidade. Expositora: Carla Vivi. Cantora, jornalista e gestora ambiental

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Abertura, Rafael Valente, diretor

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrante: Ana Carla Fonseca

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades Criativas: Desafios e oportunidades Palestrante: Ana Carla Fonseca. Profissional de referência em economia criativa, cidades e negócios, Ana Carla liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas e 29 países e assessora para a ONU. Escreveu livros pioneiros, como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável / e Cidades Criativas.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrante: Carlos Leite

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades Criativas, Cidades Compactas Palestrante: Carlos Leite. Especialista em desenvolvimento urbano sustentável, arquiteto e urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da California. Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais. É diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria em Desenvolvimento Urbano. Autor livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrantes: Antonio Caramelo e Benedito Abbud

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades + verdes + humanas + sustentáveis Benedito Abbud. Graduado, pós-graduado e mestre pela FAU, instituição na qual atuou como professor. Do seu escritório, já saíram mais de 6000 projetos de arquitetura paisagística em escalas que vão de residências, condomínios e bairros até cidades inteiras por todo o Brasil e outros três países. Algumas de suas produções recentes: a Praça Victor Civita (SP), o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica (RJ), que será utilizada para alojamento dos atletas em 2016. Desenvolveu projeto paisagístico para a copa do mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016. Antonio Caramelo. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundador e Presidente da Caramelo Arquitetos Associados, atua há 40 anos nas áreas de construção civil, patologias construtivas, planejamento urbano, projetos arquitetônicos e assessoria empresarial. Tendo como base a inovação e a busca pelas melhores soluções arquitetônicas.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Abertura

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia.