Notícias
Salvador adere à programa internacional da IFC para construções sustentáveis
Prefeito Bruno Reis assinará termo de assistência técnica com a IFC - International Finance Corporation nesta terça-feira (29), na sede do Sinduscon/Ba
A capital baiana fará parte do seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis. A assinatura do termo de assistência técnica firmado entre a Prefeitura de Salvador e a IFC – International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, acontece nesta terça-feira (29), a partir das 09 horas, na sede do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, na Pituba.
A solenidade contará com a presença do prefeito Bruno Reis, da titular da SECIS – Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes, do gerente geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto, Ricardo Alban, presidente da FIEB e do presidente da Comissão de Meio de Ambiente – CMA/CBIC, Nilson Sarti, entre outras autoridades e representantes do setor privado local.
Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental. Na capital baiana, a parceria irá fortalecer o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da Prefeitura de Salvador que fomenta a construção de edifícios verdes através de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.
As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, e capacitação no software EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.
Durante o evento também será realizada uma capacitação em EDGE para o setor privado e no período da tarde o treinamento será dirigido aos funcionários públicos municipais envolvidos com o tema.
As cidades de Belém, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco já integram o programa no Brasil.