Uma noite de trocas e reflexões marcou a última edição do projeto "Café com História" no Palacete Tirachapéu, reunindo importantes personalidades do setor imobiliário e da urbanização de Salvador para um mergulho profundo nos últimos 50 anos, conectando o passado com as projeções para o futuro.
A edição contou com a presença dos ex-presidentes da Ademi-BA: Manuel Suarez, Nilson Sarti e Luciano Muricy Fontes, e também dos engenheiros civis Reynaldo Loureiro, que também integra o conselho da Associação, e Gustavo Sá, associado. A mesa foi mediada pelo jornalista José Pacheco Maia Filho, que conduziu um diálogo rico em experiências e memórias.
Durante o encontro, foram revividos momentos que marcaram o desenvolvimento de Salvador, como a revitalização da Barra, a efervescência do Rio Vermelho, o surgimento de marcos como a Bahia Marina e o Aeroclube, e a expansão de bairros como Imbuí e Jardim de Alah. Os participantes também evidenciaram a participação da Ademi-BA em ações relevantes para o município, como a pioneira implementação do IPTU Verde em Salvador e a produção no Fórum de Sustentabilidade.
Gustavo Sá compartilhou sua satisfação com o evento: "Achei muito rica a discussão nesta noite. Considero importante trazer a história do mercado imobiliário, a história da Ademi-BA, que também é a história que eu vivi."
Reynaldo Loureiro também avaliou a experiência de forma positiva: "O evento abordou a questão da deterioração em nosso estado, enfatizou a necessidade da perseverança e de atribuir um significado mais profundo às questões apresentadas."
Para Nilson Sarti, "foi muito bom relembrar a história da Ademi-BA, especialmente do período em que fui presidente. Relembrei iniciativas que realizamos. É gratificante constatar a evolução das ideias e ver que a nossa abordagem transcende os limites temporais. Abrimos um espaço para reflexões sobre o futuro, que envolve a análise do passado, o fortalecimento das conquistas e a preservação dos fundamentos para as próximas gerações."
Manuel Suarez elogiou a iniciativa e a valorização da entidade: "Acho que Cláudio e a diretoria estão fazendo um trabalho espetacular, valorizou a história da Ademi-BA e chamou a atenção para as questões da nossa cidade. Foi muito bom reencontrar ex-presidentes, diretores, colegas e amigos."
O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, fez um balanço do projeto "Café com História": "Vivemos momentos de integração, descontração e, acima de tudo, respeito ao nosso passado e à memória da Ademi-BA. Nosso objetivo era valorizar a nossa história, mostrar para as pessoas a importância da Ademi-BA para a sociedade, e conseguimos."
Representando a Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, o Superintendente de Rede, Sâmio Cassio, destacou a força da parceria: "A Caixa sempre será parceira da Ademi-BA porque a Ademi-BA é parceira da Bahia e do Brasil. É uma Associação que tem conduzido a construção civil com ambidestria, conciliando resultados, sustentabilidade e um olhar para o planeta."
Nesta segunda edição do 'Café com História' os convidados foram os ex-presidentes da Ademi-BA, Antônio Carlos Costa Andrade, Mario Gordilho e Mário Mendonça, além da assessora jurídica da Ademi-BA, a advogada Amélia Garcez.
Garcez elogiou o evento e relembrou que sua história na advocacia tem forte relação com a da Ademi-BA. "Foi um evento extremamente gratificante, três ex-presidentes contaram as suas histórias, com as peculiaridades que cada um desempenhou. Eu digo sempre que a trajetória de vida da ADEMI-BA coincide com a minha trajetória pessoal e profissional. Comecei com a Associação, e com ela estou até hoje com muita honra, com muita dedicação, e com muita força de trabalho para ajudar no desenvolvimento do mercado imobiliário".
Os ex-presidentes da Ademi-BA que fizeram parte da mesa relembraram fatos marcantes das suas gestões. Os três presidiram a Associação nos anos 90, em um período de importantes transformações da economia brasileira e advento do Plano Real. "Dá para imaginar que, nesse período, a taxa de inflação era de 1200%? Imagine o que era produzir e vender com uma realidade dessas", disse Mário Mendonça. "Me lembro da construção do primeiro teleférico do Corredor da Vitória, uma visão extraordinária do Mário Suarez, aqui presente", destacou Antônio Carlos Costa Andrade. "Acho muito saudável termos essa convivência, essa troca de informações, relembrar coisas importantes, renovar relações", concluiu Mario Gordilho, ao falar sobre o evento.
Representando a Caixa, patrocinadora do evento, o Superintendente de Rede Sâmio Cassio destacou a importância em fazer parte de um projeto que fortalece a lembrança da história da Bahia. "Desejo vida longa à Ademi-BA, e que nós possamos continuar incentivando projetos que fortaleçam a cultura, a economia e ajudando a realizar o sonho da casa própria".
Cerca de sessenta pessoas participaram da primeira edição do evento (24/4), que teve entre os convidados os ex-presidentes da Ademi-BA, Mário Suarez e Luiz Augusto Amoedo, o publicitário Fernando Passos e o atual presidente da Associação, Cláudio Cunha. A mediação foi realizada pelo jornalista José Pacheco Maia Filho.
“Você é louco de lançar um prédio de luxo no Corredor da Vitória? Foi o que eu ouvi de um amigo”, lembrou Mário Suarez, que construiu o primeiro empreendimento com teleférico da região, numa época em que a Vitória era considerada um bairro popular.
O publicitário Fernando Passos também compartilhou sua visão sobre uma construção marcante de Salvador: “O Pituba Ville inaugurou um conceito inovador de residência em nossa cidade, focando em empreendimentos coletivos.” Fernando também relembrou a transformação da publicidade imobiliária ao longo dos anos. “Nós fazíamos propaganda imobiliária sem a preocupação criativa. A estrela era a perspectiva”.
Essas e outras histórias emblemáticas foram revividas em uma roda de conversa que proporcionou um rico intercâmbio de experiências e integração.
“Este evento é fundamental para registrar as histórias da associação e tudo o que construímos juntos ao longo dos anos, passando esse legado para as novas gerações”, destacou Luiz Augusto Amoedo.
A Caixa, patrocinadora do evento, foi representada pelo Superintendente de Rede em exercício, Eduardo Murta. “Falar da história da ADEMI-BA, falar do mercado imobiliário baiano, é falar também da participação da Caixa como grande indutora do desenvolvimento urbano das cidades. Isso para nós é sempre um motivo de muito orgulho. E por essa razão, estar aqui hoje, prestigiar e apoiar o evento, nos fez tão felizes e agradecidos pelo convite da ADEMI-BA”.
Cláudio Cunha, Presidente da ADEMI-BA, celebrou o sucesso do projeto: “Que cada edição do Café com História nos inspire a construir não apenas imóveis, mas também a edificar nossa memória, cultivar sonhos e criar oportunidades.”
O projeto Café com História estará disponível em breve no canal oficial da Ademi-BA no YouTube.
Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas, obter informações ou compartilhar opnião. Estamos à disposição para atendê-lo.