23 fev, 2018

SINDUSCON lançará um hub de inovação focado no mercado de construção

O hub, desenvolvido em parceria com a Spinafre, irá oferecer cursos, acelerar projetos de startups e promover rodadas de negócios

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Vice-Presidente do SINDUSCON, participou da primeira edição do ConstruTech, um evento idealizado pela StartSe que busca trazer perspectivas de todo o universo da construção civil. O engenheiro trouxe durante sua apresentação um olhar pragmático dos desafios e oportunidades de inovação dentro do mercado de construção no Brasil.

A indústria de construção é responsável por 10% do PIB mundial, mas ainda sofre com uma alta taxa de improdutividade. De acordo com Francisco, a produtividade desse setor cresceu cerca de 1% nos últimos anos enquanto a média mundial de crescimento de todos os setores atinge 2,7%.

No Brasil, a situação é ainda mais complicada. Entre 1995 e 2015, segundo o Vice-Presidente do SINDUSCON, o Brasil foi o segundo país onde a produtividade caiu mais. “É importante lembrar que a queda de produtividade aconteceu durante um dos maiores booms da construção civil no país. Isso sugere que precisamos de novas ideias porque a nós não podemos mais pensar como pensávamos antigamente”, afirma Francisco.

Apesar de tímido, o mercado brasileiro já conta com uma quantidade enorme de startups relacionadas ao setor de construção.

De acordo com Francisco, mesmo com todas as dificuldade e inseguranças econômicas e políticas, o mercado brasileiro de construção civil voltará a crescer nos próximos anos. “Para isso acontecer, é preciso acelerar o ganho de produtividade, reduzir a dependência do setor público, criar novos negócios e se diferenciar no mercado pela eficiente e qualidade dos serviços prestados”, diz. Para fazer todas essas mudanças, segundo Francisco, é necessário apresentar uma grande evolução em práticas, processos e tecnologias utilizadas, testar novos modelos de negócios colaborativos e qualificar a mão de obra.

iCon

Pensando em criar um ambiente favorável à inovação e colaboração entre os atores do ecossistema de construção civil, o SINDUSCON e a Spinafre desenvolveram o iCon, um hub de inovação para o mercado de construção. “O iCon surge para ser o ponto de conexão do ecossistema da construção e para fomentar iniciativas que tornem o setor mais inovador, colaborativo e eficiente”, conta o Vice-Presidente do SINDUSCON.

Para conectar o setor de construção com a inovação, o iCon oferece palestras, cursos, workshops e hackathons, acelera projetos colaborativos de startups e promove rodadas de negócio.

Fonte: Conteúdo Startse