06 dez, 2019

REALIZAÇÃO DE REFORMAS E CAPACIDADE DE POUPAR DEVEM OTIMIZAR AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL

Temas foram abordados no 2º dia da programação do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário

O Brasil precisa diminuir a sua carga tributária de 33% para 25% para otimizar a prestação dos serviços públicos aos cidadãos. Essa avaliação é do economista e colunista do Valor Econômico, Luiz Mendonça, durante esta sexta-feira (06/12), segundo dia do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário, na 30ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). 

Lembrando do jornalista Ricardo Boechat, que abriu a Convenção da ADEMI em 2017 e com quem trabalhou por anos na Band News, Mendonça lembrou das conversas com o jornalista acerca da recuperação econômica e destacou estar otimista desde o governo Temer.
 
“Fui diretor do Banco Central por três anos no governo de José Sarney, durante a transição do governo militar para o governo democrático. Foi nesse período que foram lançadas as bases da economia que temos hoje e, desde então, percebo que a economia passa por uma recuperação cíclica. Apesar dos erros e dos problemas, o Brasil sempre consegue se recuperar. O que implica nesse dinâmica é que somos consumidores. Está no nosso DNA gastar mais que poupar. Reverter esse quadro é um passo importante para a melhora da economia”, contextualiza o economista.
 
Quem também contribui com o evento trazendo as dinâmicas de financiamento e investimento através da Caixa Econômica Federal foi o Diretor Executivo Nordeste da instituição financeira, Paulo Nery.
 
Complementando as orientações sobre oportunidades de crédito, o Diretor Executivo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), Filipe Pontual, destacou a importância de estar sempre em atenção a estabilidade da taxa Selic e o quanto as oscilações afetam o crédito imobiliário. “A redução da Selic e a aprovação da Reforma da Previdência confirmam que estamos em um bom momento. Mas não podemos nos acomodar. Para o país continuar crescendo é necessário que haja o ajuste fiscal, a reforma política e os marcos regulatórios para que tenhamos mais segurança jurídica. A partir disso, aumentaremos a confiança dos agentes econômicos, haverá redução na curva dos juros e consequentemente a criação de ambientes propícios para novos negócios”, declara Pontual.
 
Para falar sobre essas novas oportunidades de negócio, principalmente no meio digital, a ADEMI recebeu o especialista imobiliário da XP Asset, Marcelo Hannud. Marcelo explicou como funcionam os mecanismos de investimento por meio da corretora e como incorporadores podem catalisar os investimentos no mercado.
O fórum encerrou com a apresentação de Hugo Pierre, especialista em blockchain, fundador da Growth Tech - uma startup com o propósito de desenvolver soluções em blockchain para negócios. Tendências como big data e utilização de tecnologia como aliada do mercado da construção civil também estiveram na pauta.
 
Após as apresentações dos palestrantes, o conselheiro da ADEMI-BA, Nilson Sarti, mediou o painel “Mercado Imobiliário: Perspectivas” levando a plateia a esclarecer dúvidas e pensar em novas possibilidades para o segmento. 

A Convenção
A programação segue no sábado com palestras e painéis de debate que trazem como temas o perfil de compra dos clientes, influências externas, novas oportunidades de negócios e muito mais. O evento conta ainda com atrações culturais, com shows de Tatau, Denny Denan e Faustão, além de momentos para degustação de vinhos e um festival de chope.