22 out, 2018

NOVEMBRO DE OPORTUNIDADES

O final do ano está chegando e com ele uma das melhores épocas para aproveitar as facilidades oferecidas pelo mercado para realizar sonhos.

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) se prepara com o lançamento da 11ª edição do Salão Imobiliário, iniciativa da entidade voltada a incentivar o setor.

 

O movimento de propulsão ao mercado realizado pela ADEMI está em sintonia com ações já consolidadas que aquecem a economia, a exemplo da Black Friday. Realizada na última sexta-feira do mês de novembro, o momento representa uma das maiores campanhas de varejo do ano com diversas oportunidades para compra.  

 

De forma semelhante, o Salão Imobiliário se apresenta à sociedade como o local ideal para o público aproveitar as melhores ofertas disponíveis das construtoras e incorporadoras. Realizado de 7 a 11 de novembro no Salvador Shopping, no evento será possível encontrar opções que vão desde aos imóveis mais econômicos, passando pelo médio até os de alto padrão.

 

O evento também se delineia como o momento ideal para as empresas participantes estabelecerem contato com o consumidor, mostrando seus diferenciais e potencialidades. É através dessa troca que o mercado local se fortalece e fica à frente daquilo que o público anseia.

 

Sabemos o impacto do setor imobiliário. A nossa expectativa é de que o mercado baiano cresça cerca de 7% até o final do ano, número que com certeza será impulsionado pelos resultados do Salão Imobiliário. Assim, é esperado que o cenário local possa se consolidar de forma crescente e contínua.

 

Aliado a isso, o setor é o grande responsável em alavancar a economia do país, movimentando 6,2% do PIB do Brasil, além de ser uma das áreas que mais emprega – 12,5 milhões de pessoas fazem parte da cadeia da construção civil, através de postos de trabalho diretos, indiretos e informais.

 

O panorama para quem quer realizar o plano de vida de ter a casa própria também está propício. Além do desejo do mercado em oferecer oportunidades especiais, em novembro são liberadas parcelas do 13º, e diversos outros fatores estão contribuindo para quem está em busca de sair do aluguel.

 

A queda dos juros é um deles. A Caixa Econômica reativou a linha de crédito pró-cotista e outros bancos seguiram o movimento, o que representou uma queda das taxas de uma forma geral e aumentou a capacidade das famílias para aquisição do imóvel. 

 

Também vivemos um momento em que a taxa SELIC caiu de 12% para 6,5% - a menor taxa de juros da história. Além disso, a inflação ficou abaixo da meta, em 3,49%. Esses dados demonstram o quanto o imóvel é uma boa opção de investimento.

 

É nesse cenário que o Salão Imobiliário se apresenta, convidando as pessoas a aproveitarem a ocasião para saírem do aluguel e os investidores a garantirem uma boa opção de aplicação. Queremos que todos possam desfrutar desse momento de otimismo e entrem o próximo ano com o sonho da casa realizado.

 

Cláudio Cunha

Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia)