06 abr, 2018

Muros e portões de vidro aumentam a segurança de empreendimentos

Além dessa função, solução confere leveza e ajuda a valorizar as fachadas. Contudo, material precisa ser devidamente especificado, priorizando-se vidros laminados e temperados.

Os densos muros de alvenaria que protegem os condomínios residenciais ganharam, há alguns anos, um novo concorrente. Cada vez mais, arquitetos têm especificado o vidro para cumprir essa função. Além de permitir maior integração visual entre o empreendimento e seu entorno, o elemento valoriza as fachadas das edificações. Apesar disso, ainda encontra certa resistência do mercado, que tem dúvidas sobre a segurança que proporciona.

“Quando dimensionado corretamente, o vidro apresenta grande resistência a esforços e cargas. Por essa característica, tem sido amplamente empregado na construção civil, inclusive nos fechamentos de empreendimentos, como em muros e portões. Aliado à resistência, o material ainda agrega valor por ser considerado nobre”, detalha Tatiana Domingues, sócia-proprietária da Paulo Duarte Consultores.

Os muros e portões de vidro conferem leveza ao projeto, permitindo que sejam observadas as movimentações do lado de fora. Assim, os próprios moradores detectam ações estranhas que possam ameaçar o interior do empreendimento. Por exemplo, pessoas tentando pular para dentro do condomínio ou esperando a oportunidade de emboscar alguém que está de entrada ou saída. Ou seja, o material pode contribuir para a melhoria da segurança.

Fonte: AECweb