14 ago, 2018

LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS E O IMPACTO NA ECONOMIA

Coluna por Claudio Cunha - Presidente da ADEMI-BA

Nos últimos anos, temos encarado um enorme desafio em todas as áreas para contribuir com a retomada do crescimento econômico do país. No mercado imobiliário, uma forma de colaborar com esse processo é através de novos empreendimentos, os lançamentos.

Um lançamento imobiliário não representa somente oportunidade de negócios para as incorporadoras, mas influencia toda a economia, sendo fundamental para a cadeia produtiva e de serviços do país, além do poder público, o que é excelente para geração de impostos e o desenvolvimento nacional.

De que modo isso acontece? Explico. O mercado imobiliário fatura anualmente mais de um trilhão de reais e essa receita é desmembrada de diferentes formas. Vale ressaltar, por exemplo, que a cada R$ 100,00 investidos no setor, R$ 25,00 voltam para os cofres públicos como impostos.

A cadeia da produção econômica no ramo imobiliário começa da seguinte forma. Avaliação das demandas, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Identificado o terreno, a incorporadora desenvolve um projeto com sua equipe de arquitetura e engenharia. Projeto feito, é hora de buscar financiamento junto aos bancos. A partir do financiamento contratado, a incorporadora define sua estratégia comercial.

Essa fase é responsável por uma grande movimentação da economia. Só com a compra de materiais de construção para as obras, o setor movimenta R$ 43 bilhões. Além disso, a demanda estimula os fornecedores a aumentarem a produção. Isso leva à contratação de mão-de-obra, o que gera emprego e renda para a população.

Em média, o setor de construção emprega um milhão de pessoas, como pedreiros, eletricistas, mestres de obras, entre outros profissionais. Estão nesse bojo também as áreas de logística, publicidade, marketing, relações públicas, contabilidade, escritórios de advocacia, dentre outros. Com salários garantidos, os trabalhadores têm condições de prover o sustento da família e investir na educação dos filhos, por exemplo.

Por outro lado, a rede de serviços também é impulsionada pela construção. Com os trabalhadores do segmento usando seu dinheiro em supermercados e restaurantes, a cadeia é estimulada, pois devido a essa demanda há necessidade de ampliar o estoque e contratar mais funcionários. Ou seja, mais emprego e renda. 

Após os lançamentos dos empreendimentos, os imóveis são comercializados e a venda das unidades ajuda a movimentar as áreas de arquitetura e decoração, bem como financiar novos projetos, que permitem recomeçar o ciclo da construção e do consequente incentivo ao país. E por ajudar no fortalecimento da economia, transforma os bairros e as cidades. Também por esses motivos que os lançamentos imobiliários devem ser estimulados.

Alguns caminhos para isso são possíveis como atuação do Poder Público, com investimentos na infraestrutura dos bairros dentro da cidade para atrair novos empreendimentos. Precisamos também de celeridade dos cartórios para avaliação de documentação e apreciação dos processos além de prestação eficiente e rápida por parte das concessionárias de serviços para instalação de redes de água, telefone e energia. Esses são outros pontos importantes para incentivar lançamentos imobiliários.

Além disso, no que tange às incorporadoras, é preciso retomar o otimismo e a confiança para apresentar novos projetos, dando o ponto de partida. Afinal, com mais lançamentos todos ganham. Ganham as incorporadoras, os clientes, o governo, a sociedade. Ganha o país.

 

Cláudio Cunha

Presidente da ADEMI-BA

(Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia)