10 set, 2018

Governo falhou ao tentar retomar investimento privado, diz CBIC

O Presidente da CBIC destaca dados do IBGE que revelam falha do governo ao tentar impulsionar o investimento privado no país.

No 2º trimestre deste ano, a construção civil acumulou 17 trimestres consecutivos de crescimento negativo na comparação anual. Em entrevista ao Poder 360, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destaca que os dados do IBGE revelam que o governo falhou ao tentar impulsionar o investimento privado no país. “Quando se faz um ajuste macroeconômico, é natural que o investimento seja relegado a 2º plano (…). Só que, tão logo o ajuste seja feito, também é natural que o investimento puxe a economia. Normalmente, essa ‘puxada’ é feita pelo setor público. Só que desta vez não tem dinheiro (…). O que deveria ter sido feito é se criado condições para que o investimento privado ocupasse essa lacuna”, disse.
 
Na entrevista, Martins também explica que uma das grandes preocupações do setor é a falta de segurança jurídica. “Nenhum investidor estrangeiro consegue entender como nesse País a gente trata uma coisa em um dia e no outro isso não vale mais”, afirmou. Dentre as medidas que poderiam incentivar o desempenho da construção, cita a aprovação, pelo Congresso Nacional, de projetos como a Lei de Licitações, de abuso de poder e de licenciamento ambiental. Destacou também a proposta de regulamentação do distrato, hoje em discussão no Senado. Além da agenda legislativa, Martins citou a importância do incentivo à concessão do crédito para empresas e consumidores. Confira a íntegra da entrevista, clicando aqui.