11 set, 2018

Fundos imobiliários: veja porque investir em imóveis

Especialistas orientam que os fundos servem como uma alternativa, pois são aplicações de renda variável, e que o investimento é em imóveis em vez de empresas

Uma das alternativas mais rentáveis de investimento são os fundos imobiliários. A maioria das pessoas preferem migrar parte das aplicações para eles, de acordo com a B3 (Bolsa de Valores), nos primeiros sete meses de 2018, houve um crescimento de cotistas, de 100 mil para 166,5 mil, considerado um recorde histórico.

A previsão para este ano é que os fundos imobiliários fechem no azul, o que acontece há cerca de dois anos, segundo a publicação. Além disso, os especialistas orientam que os fundos servem como uma alternativa, pois são aplicações de renda variável, e que o investimento é em imóveis em vez de empresas. O cliente compra cotas de que tem participação em lojas de shoppings ou escritórios de um prédio.

Eles explicam que é como se tivesse um imóvel próprio alugado, “as cotas garantem remuneração mensal”, mas o rendimento pode ser bem maior, pois é possível diversificar os investimentos, além de ter acesso a grandes empreendimentos.

Outro ponto positivo avaliado, os fundos imobiliários são isentos de Imposto de Renda sobre os rendimentos, mas deve ficar atento, pois a venda das cotas com lucro é taxada em 20%. Também, podem ser cobrados taxas de administração, gestão e performance.

Para investir em fundos imobiliários, é aconselhável já ter uma reserva financeira de segurança na renda fixa, pois pode resgatar a qualquer momento. Os fundos são investimentos de médio ou longo prazo, ou seja, é necessário manter o dinheiro para conseguir o rendimento desejado.

Em relação a escolha, o conselho é que seja pesquisado o imóvel ideal, principalmente em relação a localização e qualidade para ter um bom retorno. As propriedades situadas em São Paulo são mais rentáveis e verificar também a questão da taxa de desocupação e inadimplência, quanto maior número de locatários, melhor.

Fonte: Exame