16 jan, 2018

Consumo de energia solar cresce na região de Sorocaba

Consumidor pode reduzir em até 95% o valor da conta de luz. Sorocaba, Votorantim, Itu e Araçoiaba da Serra são as cidades da região que têm painéis solares homologados pela distribuidora.

A escolha de gerar a própria energia por meio de placas fotovoltaicas tem atraído cada vez mais pessoas na região de Sorocaba (SP). De acordo com dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga, 87 residências, comércios e indústrias utilizaram energia solar em setembro do ano passado.


O número representa um crescimento de 135% frente ao mesmo período de 2016, quando apenas 37 consumidores utilizaram a modalidade.


Ao investir em um projeto de geração solar, o consumidor pode reduzir em até 95% o valor da conta de luz e ainda contribuir ao meio ambiente.



Crescimento na região

De janeiro e setembro de 2017, houve um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, contabilizando 33 novos clientes que passaram a produzir a própria energia. Sorocaba, Votorantim, Itu e Araçoiaba da Serra são as cidades da região que têm painéis solares homologados pela distribuidora.


A energia solar é produzida somente durante o dia – ou enquanto há sol – por isso os clientes ainda precisam das concessionárias para atender a demanda de energia durante a noite.


Pelas regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), clientes podem abater da conta de luz o volume de energia produzido pelos painéis solares. Quando o consumo é menor do que o volume gerado, a diferença se torna um crédito, usado para reduzir a fatura com a distribuidora local.


Energia limpa

Ananda Valei Christensen, gerente comercial da Envo, braço da CPFL para a geração solar, explica que a geração de energia solar é um tipo de energia benéfica para o meio ambiente.


“É uma energia limpa, não emite poluentes e chama muito atenção na questão de sustentabilidade. Reduz até 95% da conta de luz porque você gera a sua própria energia, em vez que consumir a da CPFL”, explica.

Fonte: G1