23 mar, 2018

Competição global Reinventing Cities Salvador é apresentada no Sinduscon

Na sede do Sinduscon-BA, a Secretaria Cidade Sustentável e Inovação de Salvador apresentou, informações sobre a competição global Reinventing Cities.

A Secretaria Cidade Sustentável e Inovação de Salvador apresentou, ontem (20), na sede do Sinduscon-BA, para arquitetos, urbanistas, especialistas em meio ambiente e empresários da construção civil, informações sobre a competição global Reinventing Cities, que estimula projetos e realizações a transformarem espaços urbanos, mal utilizados, em lugares mais sustentáveis e resilientes, isto é, espaços mais preparados para resistir às mudanças ambientais, sociais e econômicas. Na ocasião, estiveram presentes Ilan Cuperstein, vice-diretor do C40 para a América Latina; Ernesto Carvalho, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo; e Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA).

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, aproveitou a oportunidade para agradecer a Prefeitura Municipal de Salvador, pela escolha da sede do Sinduscon, para receber o Reinventing Cities. “Realizar este evento na sede do Sindicato nos honra muito, porque este prédio é o primeiro empreendimento de Salvador com o certificado Ouro do IPTU Verde, e é fruto de um esforço muito grande da entidade e feito há cinco anos, com o apoio de empresas e projetistas. Hoje, a  sustentabilidade já é algo familiar para nós empreendedores, mas quando este prédio foi pensado, ainda parecia ser algo muito distante. Atualmente, a sustentabilidade está presente em diversos projetos e este é o objetivo do Sinduscon, tornar a cidade de Salvador mais desenvolvida e sustentável”, comunicou.

O Reinventing Cities é um programa da rede C40, que reúne grandes cidades do mundo no combate às mudanças climáticas e na sustentabilidade. No Brasil, Salvador é uma das duas cidades participantes da iniciativa global. O programa consiste em transformar espaços da cidade com potencial para novos usos, a partir dos princípios da sustentabilidade e da economia de baixo carbono.A outra cidade brasileira participante é Curitiba.

“Esta competição é uma grande oportunidade para a cidade, dialogar com o publico, com a sociedade civil e setor privado. É importante dizer que Salvador faz parte da Rede C40, grupo formado por mais de 90 das maiores cidades do mundo, que idealizaram a competição global Reinventing Cities. Então, a partir dessa integração de Salvador com C40, foi possível trazer esta oportunidade para a capital baiana, em participar deste grande concurso público internacional. Escolhemos três áreas públicas, áreas que na avaliação da Prefeitura Municipal de Salvador, precisam ser repensadas são elas: Aquidabã, Antiga Sede da Limpurb (na Av. Sete Portas) e o Vale dos Barris. A Prefeitura espera que de fato estes espaços, pelos critérios colocados pelo C40, de sustentabilidade e de mudanças climáticas, a gente possa trazer outro olhar para essas áreas”, afirmou André Fraga, secretário de Cidade Sustentável e Inovação da Prefeitura Municipal de Salvador.

O evento contou também com as apresentações de Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, sobre a Urbanização em Salvador - como Salvador foi crescendo ao longo dos anos; Nicolas Ledoux, sócio e diretor da Algóe Consults Paris, que explanou sobre o que é o programa Reinventing Cities; Maud Caubet, fundadora da Maud Caubet Architectes, que exibiu o projeto vencedor do Réinventer Paris e Carolina Bueno, sócia da Triptyque Architecture, que também apresentou o projeto da sua equipe vencedora do Réinventer Paris.

A Rede C40 irá selecionar as ideias mais inovadoras e capazes de serem replicadas seguindo como modelo para outros lugares, os projetos inscritos nesta competição deverão abordar soluções para os mais variados desafios ambientais enfrentados nas cidades. As inscrições para a competição iniciam em Maio. Mais informações através do site https://www.c40reinventingcities.org/pt/ 

Fonte: Sinduscon-BA