29 jun, 2022

Ademi-BA faz balanço do primeiro semestre de 2022

A Ademi-BA incentiva o crescimento do mercado imobiliário e impulsiona a economia do estado. A instituição acompanha de perto a expansão do mercado, enxergando possibilidades, avanços e desenvolvimento para o estado baiano. Assim, em 2022 mantivemos o nosso compromisso com o desenvolvimento da Bahia. 

Iniciamos o ano em recuperação do mercado imobiliário. Essa recuperação teve início em 2021, ano em que tivemos um aumento de 44% nas vendas de imóveis em Salvador e de 16% em todo estado da Bahia, em relação ao ano de 2020.  

Até o primeiro semestre de 2022, tivemos um crescimento de 117% no número de lançamentos em Salvador, sem os imóveis do Programa Casa Verde e Amarela. 

As tipologias mais vendidas foram as de dois quartos, quarto e sala e estúdio, que surgem com novos atributos para atender aos anseios do estilo de vida pós-pandemia. Boa localização, proximidade com o trabalho, espaço planejado, praticidade de limpeza e cuidados são alguns desses atributos.  

Outro ponto observado foi a valorização do metro quadrado dos imóveis da capital baiana. Acreditamos que, com o controle e redução da inflação, que já começa a acontecer, e a tendência de estabilidade da economia, iremos manter o crescimento. 

Realizamos a edição mais especial e comemorativa do Prêmio Ademi-BA, no Palácio da Aclamação, marcando um grande retorno após 2 anos sem a premiação mais expressiva do mercado imobiliário baiano. Na 25º edição contemplamos 12 categorias, esse foi o maior número de concorrentes da história do Prêmio. 

A premiação é uma das mais consagradas do cenário nacional e apresenta à sociedade os grandes feitos do mercado imobiliário, suas contribuições econômicas e sociais para a consolidação da importância do imóvel no estado da Bahia. 

Nesse momento, os juros altos ainda permanecem como um dos maiores desafios. Entretanto, temos a previsão de queda dos juros já nos próximos meses e a perspectiva é de que as vendas continuarão crescendo.  

O segundo semestre contará ainda com outros grandes eventos que fazem parte do calendário da Associação. Teremos o “A Casa Que Eu Quero”, evento de comercialização de imóveis totalmente digital; o “Fórum de Sustentabilidade”, que tem o objetivo de divulgar o setor imobiliário da Bahia para o mundo ver, investir e viver; o “Salão Imobiliário”, nosso evento presencial de comercialização de imóveis do segundo semestre; e a “Convenção Anual”, que trará para nossos associados uma grande experiência de negócios e de vida.  

Seguimos atentos com o que está a acontecer no mercado imobiliário baiano, regional e mundial, contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado.