Notícias
Salvador e suas grandes obras

O historiador e arquiteto Francisco Senna costuma comparar as transformações urbanas e arquitetônicas das cidades como uma bela mulher que troca de roupa ao longo do tempo. A metáfora ressoa bem para apresentar as mudanças e evoluções de Salvador retratadas em “Salvador Grandes Obras”, livro que marca a trajetória de 50 anos da Ademi-BA no desenvolvimento imobiliário e urbanístico da capital baiana.
Senna assina a obra junto com a jornalista Cleidiana Ramos e edição da Caramurê, e juntos eles oferecem um mergulho histórico e raro dos marcos que definiram o desenvolvimento imobiliário e os contornos urbanos e sociais de Salvador. Um testemunho vivo da evolução de uma capital que pulsa em cada traçado, em cada edificação que conta a sua própria história.
Ao folhear estas páginas, encontramos uma pesquisa rica e abrangente sobre a evolução da cidade através do urbanismo e da arquitetura, revelando como o homem transforma o lar e o lar transforma o homem. A viagem se inicia na formação de Salvador e percorre até os dias atuais, narrando a evolução de seus materiais, seus métodos construtivos, seus estilos, a relação da cidade com o edifício, com a atividade humana e a concepção da sociedade sobre o morar.
Na medida em que apresenta as grandes obras que moldaram a paisagem urbana, "Salvador Grandes Obras" também evidência a riqueza cultural e histórica que permeia as ruas da cidade, caldeirão de tradições, onde o legado africano e a influência portuguesa se entrelaçam. O Pelourinho, com suas fachadas coloniais e a vibrante cena artística, é um exemplo claro de como a cidade preserva sua memória enquanto avança para o futuro. Através da valorização do patrimônio, Salvador reafirma seu papel como um centro cultural, atraindo não apenas turistas, mas também moradores que buscam uma conexão com suas raízes.
Por outro lado, a modernização da infraestrutura, como a construção de novos centros comerciais e espaços públicos, reflete a busca por um equilíbrio entre tradição e inovação, preparando a cidade para o futuro. Com uma visão voltada para o desenvolvimento, Salvador se posiciona como uma metrópole que traz história, mas que não hesita em abraçar novas oportunidades, garantindo que suas grandes obras sejam também um reflexo da sua identidade em constante transformação.
Para falar de Salvador, é preciso mergulhar na profundidade existente em sua identidade. A dicotomia entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa não é apenas um traçado geográfico, mas uma evidência de sua evolução histórica e arquitetônica. O Elevador Lacerda, um dos maiores ícones mundiais da construção, é um símbolo da engenhosidade que sempre impulsionou a cidade. Já a majestosa Baía de Todos os Santos é uma obra à parte.
Ao preparar um livro de tamanha grandeza, uma das maiores realizações do cinquentenário da Ademi-BA em 2025, a Ademi-BA ofereceu um presente para Salvador, demonstrando a maturidade de uma Associação que construiu alicerces sólidos e agora, com a sabedoria de quem já trilhou um longo caminho, volta seu olhar para o horizonte.
"Salvador Grandes Obras" é um convite para refletirmos sobre a Salvador de hoje e a Salvador do futuro. Para quem deseja tê-lo, o livro está à venda na Ademi-BA e toda a venda será revertida para o apoio a instituições sociais por meio do Selo de Responsabilidade Social da Associação. Que cada pessoa que acesse essa obra seja inspirada com novas visões e fortaleça o compromisso com uma cidade em constante evolução.




