Notícias
Mobilidade urbana: pilar para o bem-estar e a evolução das nossas cidades

A mobilidade urbana transcende a simples função de deslocamento de pessoas e mercadorias; ela é um fator determinante para o bem-estar social e a evolução econômica de qualquer cidade. Uma infraestrutura de transporte eficiente reduz o tempo de deslocamento, aumenta a produtividade e melhora a qualidade de vida.
Dados do Ministério da Infraestrutura (2023) mostram que a mobilidade no Brasil tem, como modal dominante, o transporte rodoviário, representando 60% de todos os transportes de cargas e uma parcela majoritária de transporte de pessoas entre cidades. Já os transportes ferroviário e hidroviário, respondem por 10 a 15¨% do transporte de cargas e pessoas. Em 2025, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou crescimento de 10% em viagens aéreas em relação ao ano anterior, com 61,8 milhões de passageiros viajando pelo modal aéreo.
Dentro dos grandes centros urbanos, 64% dos brasileiros possuem carro particular e 34% dos deslocamentos em áreas urbanas são feitos por transportes coletivos, que incluem ônibus, metrô e trem. Junto a todos esses números, especialistas indicam que grandes metrópoles perdem bilhões anualmente devido ao congestionamento e à baixa integração dos modais. Este cenário impõe custos sociais elevados, como o estresse crônico e a perda de tempo produtivo, exigindo soluções urgentes e planejadas para a expansão e modernização das redes de transporte.
No contraponto, nos últimos anos, o Brasil tem dado importantes passos com a expansão de ciclovias e a implementação de sistemas de transporte coletivo mais eficientes, como BRT (Bus Rapid Transit). Além disso, o crescimento de aplicativos de mobilidade e o investimento em veículos elétricos refletem uma mudança na mentalidade sobre transporte, priorizando soluções sustentáveis e inclusivas.
E na Bahia, como anda a nossa mobilidade? É neste contexto de necessidade de soluções práticas e reflexão aprofundada que realizaremos, no próximo dia 6 de novembro, o 16º Fórum de Sustentabilidade. Ao longo de suas dezesseis edições, o Fórum consolidou-se como um palco essencial para a discussão de temas contemporâneos que impactam diretamente o mercado e a sociedade baiana. O evento historicamente busca fomentar a troca de conhecimento, apresentando cases e boas práticas que podem ser adaptadas e implementadas localmente, visando sempre um avanço construtivo e responsável.
As inscrições para o evento acontecerão a partir da próxima semana e é aberto para profissionais do setor imobiliário e urbanístico, gestores públicos e pessoas que queiram se aprofundar sobre este tema. Os interessados em garantir sua vaga e conferir a grade completa de painéis e workshops podem acompanhar aqui no site oficial da Ademi-BA.