Notícias
COLUNA ADEMI-BA: Salvador em alta: entenda a valorização do mercado imobiliário da capital baiana
Salvador está em alta. A capital baiana se consolidou como uma das principais cidades de investimento do mercado imobiliário. Ao longo de 2024, com especial destaque para o segundo e terceiro trimestres, avistamos esse crescimento e mostramos em números porque Salvador entrou em seu melhor momento, olhando a sua série histórica.
Essa semana, o índice FipeZAP, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgou que Salvador foi a segunda capital brasileira com maior valorização de imóveis em 2024. Os preços aumentaram 16,38% em comparação ao ano anterior, ficando atrás apenas de Curitiba, no Paraná, que registrou uma alta de 18%. Esses números reforçam o cenário promissor para o mercado imobiliário da Bahia e uma excelente oportunidade para investidores, já que, apesar da grande valorização, a capital baiana ainda apresenta valores de metro quadrado abaixo de outras capitais do Nordeste.
No decorrer do último ano, mostramos para nossos associados e compartilhamos com a sociedade os principais clusters da capital. E confirmando a tendência que temos anunciado, a Barra liderou o ranking dos bairros mais valorizados da cidade, com um metro quadrado avaliado em R$ 17.000, de acordo com pesquisa da Brain Inteligência Estratégica. Esse valor evidencia o apelo turístico e cultural da região, além da infraestrutura e qualidade de vida que oferece aos moradores. Outros bairros, como Ondina, Pituba, Horto Florestal, Jaguaripe, Piatã também têm registrado valorização significativa, atraindo pessoas que querem morar e investir.
Fechamos o ano de 2024 confiantes de que o mercado manterá sua efervescência neste ano. De acordo com pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, apresentada durante a 34ª Convenção Ademi-BA, empresários da construção civil estão otimistas e planejam lançar mais imóveis em 2025 do que no ano anterior. Essa expectativa positiva contrasta com a intenção da sociedade de adquirir imóveis nos próximos 12 meses.
Ponto relevante e que merece atenção de quem compra e quem vende imóveis são algumas políticas públicas e econômicas vigentes, propiciando facilidades de negociações, desburocratização e valorização imobiliária. Destaco aqui o Renova Centro, programa municipal de revitalização que vem promovendo importantes transformações no centro de Salvador. A modernização do transporte e o desenvolvimento de alguns espaços públicos também são iniciativas que podem influenciar positivamente os preços dos imóveis em determinados bairros.
A Ademi-BA tem sido uma voz ativa nesse cenário, promovendo eventos e debates que discutem as tendências do setor. A associação realiza análises periódicas que ajudam a mapear o comportamento do mercado imobiliário na Bahia. Esses esforços visam proporcionar informações precisas e atualizadas aos seus associados, possibilitando decisões mais embasadas para investimentos.
Quando os movimentos nos levam para a crista da onda, a regra é aproveitar o melhor momento. O mercado imobiliário na Bahia está em plena ascensão e Salvador se consolida como um dos metros quadrados mais desejados do país. A valorização continua sendo uma realidade que promete trazer novas oportunidades.