26 nov, 2018

Salvador registra alta nos preços nominais dos imóveis em outubro

Os destaques positivos ficam por conta de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Goiânia

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), medido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) registrou alta de 0,08% em outubro, mas ligeiramente inferior à observada em setembro (0,10%). Já a taxa de variação acumulada no período de um ano subiu 0,70%, o que completou cinco meses de aumento consecutivos.

Das nove capitais, apenas Recife teve retração de preços nominais dos imóveis residenciais. No acumulado, Rio de Janeiro e Recife ainda apresentam variações negativas.

Mas ao comparar as variações acumuladas nos 10 primeiros meses do ano em 2018 e 2017, a maioria apontou resultado positivo, menos Curitiba.

Já os destaques positivos ficam por conta de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Goiânia, com aumentos superiores a 1,30% em todos os casos.

Para Abecip, “a evolução recente favorável dos índices de preços ao consumidor, a redução da incerteza com relação ao quadro político e a retomada gradual do nível de atividades devem propiciar a continuidade da trajetória de aumento dos preços nominais dos imóveis residenciais. O aumento do ritmo desta retomada ainda está condicionado ao conjunto de reformas do lado fiscal capazes de criar um ambiente mais favorável para os investimentos”.

Fonte: Abecip