17 mai, 2021

Redefinindo o modo de comprar e vender imóvel

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 15/05/21

Há quase um ano, quando demos início a primeira edição do A Casa Que Eu Quero - primeira realização da ADEMI-BA na jornada de compra digital do imóvel - o mercado vivia mais dúvidas do que certezas. Entender o problema não era suficiente sem uma perspectiva clara de melhora.  

Os obstáculos, contudo, foram sendo superados um a um, junto à mínima histórica da taxa Selic e aos menores juros praticados pelas instituições financeiras nas aquisições do imóvel por financiamento. As condições favoráveis e o otimismo levaram ao sucesso do evento e da nova forma de comercializar produtos imobiliários.   

Este desempenho não apenas levou à retomada da iniciativa da Ademi-BA ainda nos últimos meses de 2020, como agora também traz A Casa Que Eu Quero, enquanto ferramenta de compra online definitiva para quem deseja buscar uma nova moradia ou mesmo um novo investimento no estado.   

Dessa forma, chegamos à terceira campanha da nossa plataforma, trazendo nada menos que quatro mil unidades à disposição do cliente, localizados em Salvador e região metropolitana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Petrolina (PE).  

Todos eles podem ser encontrados e explorados no portal que conta ainda com um canal para falar diretamente com corretores, fazer visitas virtuais e negociar sem necessidade de sair de casa, cumprindo com a jornada de compra completa em formato digital.   

O portal já se consolidou como espaço virtual para compra de forma segura, uma vez que os imóveis são ofertados por associados da ADEMI-BA e, portanto, pelas empresas mais sólidas do mercado e atentas às exigências legais, como as devidas aprovações de projetos pela Prefeitura, Registros de Incorporação junto aos Cartórios de Registro de Imóveis competentes, entre outras.   

Mas, para a atual campanha, nos reunimos com nossas agências parceiras de modo a pensar o atual momento que vivemos, estudar o cenário recente e nos perguntar o que torna a compra do imóvel tão essencial para as nossas vidas.   

Junto à Engenhonovo, elaboramos nosso conceito. Entre alguns fatores que a longevidade indesejável da pandemia nos impôs, está a percepção de que "nova vida" ou "novo normal" deixaram de ser "novos". O lar se consolidou como centro da vida de todos nós.   

Isso nos leva a dois aspectos fundamentais para entender o atual cliente do mercado imobiliário. O primeiro aspecto é que precisamos cada vez mais adequar a nossa casa à nossa rotina.   

O segundo aspecto é a criação de oportunidades para tornar o acesso às pessoas que buscam adequar suas moradias à essa dinâmica atual de vida ou realizar investimentos, mais prático, digital, interativo, confortável e, do ponto de vista sanitário, mais seguro também.   

A partir do conceito, montamos um plano de mídia offline junto à Engenhonovo e de mídia online, em consonância com a Mandala Marketing. A estratégia desenvolvida para a atual campanha visou reforçar a relevância da plataforma, como o canal oficial de busca de imóveis novos da ADEMI-BA, elevando o número de acessos ao site e de negócios realizados nos empreendimentos participantes.   

Para atingir tais objetivos, nesta edição de 2021, que conta com um número maior de empreendimentos participando, agregamos mais verba aos planos de mídia, o que nos possibilitou, inclusive, ampliar as estratégias nas redes sociais.   

A Mandala tem utilizado fortemente o Google através da rede de pesquisa e do display, o Facebook e o Instagram, trabalhando a divulgação do portal e dos empreendimentos participantes, por meio de estratégias como o remarketing, look alike e outras que nos possibilitam atingir o nosso público de interesse, que está em busca do imóvel desejado.   

Desta vez, também apostamos na divulgação através de influenciadores digitais, reforçando, atestando e fazendo chegar a ainda mais pessoas o bom momento para compra de imóvel. Este é um passo novo em nossa jornada, mas que demonstra o nosso olhar inovador e de confiança naquilo que o mercado aponta como tendência. 

Ampliando o alcance da informação, a Comunicativa, pensou numa estratégia de divulgação capaz de atingir os veículos de todos os segmentos, sejam eles na web, no rádio, na TV, ou nos jornais impressos, pautando o portal para todos os públicos que estejam buscando um novo imóvel no mercado imobiliário baiano. Como o momento favorece a compra de imóveis em todo o país, é de interesse público que uma iniciativa como a nossa seja foco de notícias em todo o estado.   

O empenho coletivo - seja ele dentro da associação ou e em conjunto com outras forças e conhecimentos – vem agora redefinindo o modo de comprar e vender imóvel na Bahia, trazendo também o sentimento de satisfação e otimismo, por ter tomado a melhor decisão.  

Ou como nos disse Fernando Passos, fundador da Engenhonovo: “A Ademi mostrou, mais uma vez, como é importante para essa cadeia produtiva seguir superando desafios. Fica aqui o meu desejo de que o atual normal seja velho normal em breve, para que possamos nos livrar das restrições e de muitos de nossos medos do momento, mas que a gente também consiga levar o que foi feito de positivo para a vida que estamos sonhando lá na frente”.   

 

Viviane Fonseca          

Diretora comercial e de Marketing da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).