16 jun, 2023

Primeiro quadrimestre de 2023 apresenta boom de lançamentos e vendas dos imóveis compactos de alto padrão

Na última quinta-feira (15), a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia apresentou para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e profissionais associados os números alcançados pelo mercado imobiliário baiano entre janeiro e abril de 2023. O resultado foi apresentado pela BRAIN Inteligência Estratégica, empresa contratada pela Associação para conduzir a pesquisa e analisar as informações. Segundo a pesquisa, os números apontam equilíbrio entre os lançamentos e vendas no mercado vertical, o que fez com que os estoques permanecessem estáveis na região. 

De acordo com a pesquisa, o número de vendas no período superou o número de lançamentos, sendo 2.947 unidades vendidas e 2.877 unidades lançadas em Salvador e região metropolitana. O grande destaque foram os imóveis compactos de alto padrão, que representam o maior percentual de lançamentos (49,8%) e vendas, totalizando 1.432 unidades lançadas e 734 unidades vendidas. A faixa de valor é de até R$ 500 mil.

Durante este quadrimestre, Salvador continuou entre as capitais que mais geraram trabalho no mercado imobiliário, com 6.950 empregos com carteiras assinadas, segundo lugar no Nordeste.

Para Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, os números e análises do quadrimestre ratificam os movimentos e tendências que a sociedade vivencia. "A tipologia standard surgiu para atender os anseios do novo estilo de vida pós-pandemia. Ótima localização, espaço planejado, tecnologia embarcada, praticidade de limpeza, cuidados e luxo em um só lugar são alguns desses atributos".