20 dez, 2023

Perspectivas para o Brasil e o mundo são discutidas na 33ª Convenção Anual da ADEMI-BA

Evento acontece no ClubMed Trancoso até o dia 13

Cerca de 150 empresários do mercado imobiliário e autoridades políticas e institucionais participam essa semana da 33ª Convenção Anual da ADEMI-BA  (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia). O evento, que este ano acontece no ClubMed Trancoso, promove uma série de palestras, networking e experiências únicas entre os seus participantes. A abertura aconteceu domingo (10) com um jantar de boas-vindas.

 Nesta segunda-feira (11), uma série de palestras e debates acenderam a reflexão sobre os principais temas que interferem, direta e indiretamente, nos variados segmentos econômicos do país, em especial o da construção civil e imobiliário. Os temas foram ministrados por dois dos maiores especialistas em economia do país, André Lahoz e Fernando Schüler, e também pela Cientista Política e Secretária da Fazenda de Salvador Giovanna Victer.

Abrindo as palestras, Giovana Victer falou sobre "Reforma Tributária", trazendo sua ampla experiência como Secretária da Fazenda e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Giovana elogiou o evento, enfatizando o excelente ambiente criado pela Convenção para discutir e identificar oportunidades, visando colocar o Brasil no ambiente de investimento mundial. “Foi uma oportunidade de analisar nossas principais dificuldades e onde precisaremos estar atentos na economia, tanto no nosso país, quanto no mundo”, disse Giovana. 

Premiado no jornalismo econômico, com passagens pela revista Exame e jornal Folha de São Paulo, André Lahoz trouxe o tema "O Brasil e o mundo em 2024", com uma visão ponderada e positiva do cenário para o próximo ano. "Tivemos aqui um evento muito completo, com palestras bastante ricas. Fechamos o dia com um painel repleto de trocas com a cúpula da ADEMI-BA, palestrantes e público. Saio plenamente satisfeito”, afirmou, reforçando que a perspectiva é de consolidação de avanços importantes na economia do país, a exemplo da redução da taxa de juros. 

Já Fernando Schüler, professor do Insper e colunista da revista Veja e da rádio e Tv BandNews, apresentou a palestra "Modernização e reformas necessárias para o país". Schüler destacou o caráter instrutivo e o clima agradável da Convenção. “Tivemos um encontro leve, que tratou de temas complicados de maneira muito agradável”. Ele ressaltou que temos um cenário complexo pela frente, com conflitos internacionais, questões econômicas e fiscais no Brasil, e uma certa preocupação com a gestão fiscal, que pode impactar na política de juros. 

Ao final das palestras, um painel de debates foi comandado pela jornalista Mariana Godoy. "Um privegio estar em um lugar lindo como este falando de temas tão relevantes e necessários para refletirmos sobre o nosso país. Me chamem sempre".

O presidente da ADEMI-BA,  Cláudio Cunha, celebrou a qualidade das informações e dos debates. "Foi um dia rico de experiências e reflexões sobre o Brasil que somos e o Brasil que queremos e podemos ser. Que a Convenção Anual da ADEMI-BA continue sendo esse momento de refletirmos sobre o que conquistamos, pensarmos o futuro e promover experiências felizes entre colegas, amigos e pessoas que amamos", concluiu.

A Convenção Anual da ADEMI-BA, que fecha o calendário 2023 da Associação, acontece esse ano no ClubMed Trancoso, entre os dias 10 e 13/12, proporcionando um encontro para networking, confraternização e debates relevantes, e trazendo expectativas e perspectivas para o Brasil e o mundo em 2024.