07 dez, 2018

ESPECIALISTAS APRESENTAM TENDÊNCIAS PARA O MERCADO NO SEGUNDO DIA DE CONVENÇÃO DA ADEMI-BA

‘Como vamos morar no futuro?’. Essa foi uma das perguntas feitas durante o ciclo de palestras realizado no segundo dia de atividades no Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI). A iniciativa faz parte da 29ª Convenção Anual da Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia) que acontece até domingo, em Praia do Forte.

Com o panorama sobre as ‘Tendências do Mercado Imobiliário e as expectativas do consumidor’, as apresentações ficaram por conta do fundador e CEO da VITACON S/A, Alexandre Frankel e do presidente da Data Store e co-fundador da Stratesign, Marcus Araújo. A mediação do painel ficou sob a direção de Moacy Veiga, CEO do Hub Salvador. No bojo de especialistas sobre o assunto, estiveram também Marcos Melo, 2º vice-presidente da ADEMI-BA e Makyo Félix, representando a Bahiagás. 

Pensando em formas de oferecer moradias inteligentes, que atinjam aos anseios dos consumidores, os palestrantes apontaram caminhos para novas formas de morar. “A pessoa quer vivenciar, não possuir o apartamento. Por isso que, cada vez mais é necessário investir em espaços de compartilhamento. O nosso foco está em proporcionar experiências”, relata Frankel, responsável pelo Housi, serviço que oferece casa on demand. 

Na avaliação do especialista, o diagnóstico é feito com base no perfil do consumidor, que também está em transformação. “A redução do tamanho médio das famílias e o desejo de morar próximo ao local de trabalho, entre outros fatores, são indícios dessa nova geração comportamental do consumidor que tem provocado o setor para novos modelos de lançamentos imobiliários. As discussões realizadas aqui buscam levar à reflexão. Salvador tem potencial para aderir a todas as tendências, basta encontrar o nicho certo”, relata o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha. 

Acompanhando o entendimento do presidente da Associação, o palestrante Marcus Araújo falou na sua apresentação sobre um panorama imobiliário que está se descortinando em regiões do país, a exemplo de Goiás e São Paulo. “É importante se adaptar, ter flexibilidade. A mudança está em todos os lugares, por isso a velocidade de adaptação pode significar a sobrevivência no mundo empresarial. Os empreendimentos têm surgido com menos metragens, menos garagens e mais itens inovadores com recursos tecnológicos e compartilhamento”, afirma. 

Energia 
As inovações também estão presentes quando o assunto é crescer e consumir energia. “Fazer com que o crescimento seja sustentável e econômico para as massas que ainda não possuem energia no mundo. Esse é o grande desafio para esse mercado”, relatou Félix. Ele citou a medição do gás natural por transmissão de dados que já existe em algumas residências na França e pode ser uma realidade local a partir de uma parceria com o Hub Salvador. 

Programação 
As atividades continuam no sábado com a presença do Diretor Nacional Jornalismo da Rede Bandeirantes de Comunicação, Fernando Mitre e do cientista político especialista em comportamento eleitoral e instituições governamentais, Leonardo Barreto, que traz as perspectivas para o cenário político do Brasil em 2019.

Integram a programação também um momento de lazer guiado pelo educador físico Joca Gonzalez. Ele irá conduzir um bate papo sobre “o que os grandes empresários e os atletas de alto rendimento têm em comum” e comandará um aulão para estimular espírito esportivo, saúde emocional e longevidade.