Moradia 2.0: Novas tendências do mercado
A Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) realiza em dezembro a sua 28a Convenção Anual. Em clima de confraternização e networking, o evento inclui na programação a segunda edição do Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI).
O FLIMI traz para a Bahia nomes que se destacam na atualidade em certos temas de interesse do setor. Este ano, o Painel Tendências promoverá o debate sobre as novas maneiras de morar e como o novo comportamento de compra está interferindo nas empresas do ramo.
Para uma das palestras traremos Rafael Fiorotto e Marcelo Dadian, da VivaReal e da SuaHouse, empresas que trazem soluções propulsoras de mudanças para a compra e venda de imóveis. Marcam a era da Moradia 2.0.
A VivaReal é uma plataforma digital que comercializa imóveis na internet, conectando o incorporador ao cliente. Sua carteira atual conta com 4,5 milhões de imóveis divulgados em cerca de mil cidades brasileiras. Por sua abrangência, eles têm uma visão bastante ampla das tendências do mercado.
A SuaHouse oferece soluções de tecnologia para empresas do setor imobiliário. As ferramentas digitais de gestão por eles desenvolvidas ajudam empresários a organizar seus processos internos e analisar dados para uma melhor tomada de decisão.
Completam o Painel Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon, além de Winston Petty e Mari Brasil, fundadores do coliving CasaDaGente. As duas empresas trabalham em novos estilos de morar que estão crescendo fora e dentro do Brasil.
A Vitacon vê aumentar suas vendas de unidades compactas que oferecem praticidade e bem-estar aos clientes. A praticidade de um apartamento compacto, próximo ao local de trabalho ou estudo, e o bem-estar proporcionado por espaços de conveniência onde dispõem de diversos serviços ao mesmo tempo em que conhecem e interagem com outras pessoas.
A CasaDaGente apresentará sua experiência com o modelo coliving, que ganha cada vez mais adeptos em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia de dividir uma casa com pessoas de famílias diferentes vai além do interesse na redução de custo.
Quem está aderindo ao modelo coliving busca compartilhar experiências e viver da forma mais sustentável. São pessoas formadas, pós-graduadas e bem-sucedidas de todas as idades; amigos, amigos dos amigos, casais, irmãos, mães e filhas.
Do conjunto de informações que serão trazidas por esses palestrantes, percebemos que é hora de considerarmos o surgimento de um público diferente, que se soma aos que já conhecemos.
São pessoas que estão deixando o luxo e o carro caro para trás na lista de prioridades e querem investir em qualidade de vida e otimização do seu tempo. Morar perto do trabalho, em lugares considerados seguros e perto de tudo, é o que move o desejo de compra atual.
Essas nossas tendências nos apresentam grandes desafios e oportunidades. Voltaremos a falar sobre elas após o encontro de ideias e experiências realizado na nossa Convenção Anual, entre os dias 7 e 8 de dezembro na Praia do Forte.
*Este texto foi publicado na coluna da Ademi no jornal A Tarde, caderno Imobiliário do dia 02/12/17.