30 jun, 2023

Mercado imobiliário baiano: o que esperar para o segundo semestre de 2023

Estamos fechando o primeiro semestre de 2023. Mudanças políticas e cautela por parte dos investidores deram a tônica deste período, que, apesar da alta de juros, fechou com estabilidade entre os números de lançamentos e vendas de imóveis na capital baiana e região metropolitana. E para o segundo semestre de 2023, o que esperar? As expectativas são positivas para o setor, e a gente explica o porquê. 

Uma das maiores expectativas para os próximos meses é a redução da taxa de juros e controle da inflação. Com essa concretização, novos projetos e investimentos devem sair do papel, o que também impactará na geração de emprego e renda. A Bahia se manteve na liderança dos estados do nordeste que mais gerou emprego formal no setor imobiliário, cenário que deve se manter para o segundo semestre. Nossa previsão de crescimento é de 5% comparado ao ano de 2022.

Para estimular o macroambiente que promete ser mais favorável para quem queira vender ou comprar um imóvel, a Ademi-BA está preparando um calendário de eventos que irá movimentar o mercado. Em setembro, realizaremos o 14º Fórum de Sustentabilidade, evento que sempre traz temas atuais e relevantes. Este ano, falaremos de forma ampla e com uma visão multidisciplinar de um assunto que interessa a todos e que vem impactando de forma direta e indireta os diversos segmentos sociais e econômicos. O tema é Segurança: um desafio inadiável na busca de novos investimentos. 

Em outubro, realizaremos o 15º Salão Imobiliário da Bahia, um dos eventos mais representativos do setor e que reúne os principais players do segmento. Nossa expectativa para este ano é trazer uma série de inovações, transformando o Salão em um grande hub de todo ecossistema imobiliário, integrando entretenimento, tendências e interatividade para todas as idades e gostos, além, claro, dos principais lançamentos. Um espaço para você encontrar tudo e todos.

Encerraremos o semestre com a Convenção Ademi-BA, que este ano também traz uma novidade: voltaremos ao lugar de origem da Convenção, o Clubmed Trancoso. Um evento para celebrar as boas práticas e os bons resultados dos nossos associados, com lazer, networking e renovação de energias.

Temos muito o que esperar deste semestre que se inicia. Temos um cenário que aponta caminhos mais favoráveis para quem deseja trabalhar e fomentar melhorias sociais e econômicas. E temos uma Associação forte, unida e dedicada em fazer da Bahia um lugar para viver, investir e ser feliz.