27 fev, 2018

Custos condominiais continuam em elevação

De acordo com estudo realizado pelo Secovi-SP, a variação acumulada do Icon em 12 meses foi de 2,80%, percentual acima do IGP-M

Pelo sexto mês consecutivo, os custos condominiais apresentaram aumento, conforme apurado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Em janeiro, o Índice de Custos Condominiais (Icon) registrou ligeira elevação de 0,15% na Região Metropolitana de São Paulo.

A variação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2017 a janeiro de 2018) foi de 2,80%, percentual superior ao IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de -0,41%, medido pela Fundação Getúlio Vargas no mesmo período.

O item Tarifas manteve estabilidade em janeiro e apresentou alta de 6,78% no acumulado dos últimos 12 meses. Já o item Manutenção e Equipamentos teve variação de 0,76% no mês e de -0,41% no acumulado. As despesas com Conservação e Limpeza registraram pequena elevação de 0,75% e variação de -1,13% no acumulado. O grupo formado por itens Diversos subiu 0,76%, com variação de -0,41% no acumulado. As despesas com Pessoal e Encargos também mantiveram estabilidade em janeiro, totalizando 2,84% no acumulado do período. 

Para Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, o síndico deve acompanhar as variações de custos no seu condomínio, levando em conta as características do empreendimento e sua estrutura de despesas. "O síndico deve sempre consultar uma administradora e verificar o aumento real dos custos, que devem ser analisados caso a caso", orienta Gebara.

Fonte: Secovi/SP