16 nov, 2021

Virando a chave para a sustentabilidade 

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 13/11/21

 

Empreendimentos eficientes no consumo de recursos naturais e com menos impacto ao meio ambiente são mais que uma tendência, mas uma necessidade, o setor imobiliário segue evoluindo e é um grande aliado na preservação ambiental com adoção de soluções cada vez mais sustentáveis.  

Com a retomada da economia em Salvador, a gestão municipal anunciou, em outubro deste ano, o investimento de R$3,3 bilhões em ações na cidade. Na esfera fiscal, continuam a valer os descontos de 20% do ITIV para imóveis novos, outro incentivo, é o desconto de 50% na outorga onerosa para novos empreendimentos e o desconto de 10% no IPTU para empreendimentos que utilizarem energia solar. Essas ações, dentre outras, foram pleiteadas pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA).  

Recentemente, uma pesquisa publicada pela Brain Inteligência Estratégica sobre as principais tendências do comportamento dos consumidores frente ao mercado imobiliário mostrou que 80% dos entrevistados que buscam um empreendimento para morar têm a questão do meio ambiente entre as prioridades. Para eles, é indispensável o imóvel ter sacada e áreas verdes. 

Esta mesma pesquisa aponta que investir em empreendimentos verdes demonstra a preocupação com a sociedade, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o setor de construção de imóveis sustentáveis deve gerar mais de 6,5 milhões de empregos até 2030. O Brasil está entre os cinco países que investem em construções verdes no mundo.  

Aproveitando esse movimento, o ESG, sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança), tem se mostrado um importante aliado da indústria de imóveis para atrair investimentos e impulsionar o setor. Não à toa que investidores apostam nesse diferencial, incorporando ações de preservação e uso de novas tecnologias para construir mais e melhor para todos com base em soluções ambientalmente corretas e um pensamento mais comprometido com a casa comum, que é o planeta Terra.  

Por tudo isso, é preciso agir de modo a satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras. Temos continuar progredindo, promovendo qualidade e bem estar, levando sempre em consideração o tripé sociedade, economia e meio ambiente.  

Tratar do desenvolvimento sustentável é um compromisso social e de toda a humanidade. O mercado imobiliário não abre mão de protagonizar a transformação da sustentabilidade em uma escolha de vida por uma nova realidade para o setor e para a humanidade.  

A ADEMI-BA teve protagonismo, por exemplo, nas discussões sobre o IPTU Verde, em Salvador, e no incentivo ao uso de energias renováveis nos empreendimentos.   

Durante o Fórum de Sustentabilidade da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, juntamente com especialistas, trataremos das potencialidades do Litoral Norte, Litoral Sul e da Baía de Todos os Santos. O objetivo segue sendo transformar Salvador e a Bahia em um grande polo de exportação imobiliária, atraindo novos moradores e investidores. Assim como em 2020, o fórum acontecerá pela internet, com acesso gratuito.    

 

Cláudio Cunha         

Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).