28 mar, 2018

SOS Mata Atlântica lança estudo e leva voluntários ao Fórum Mundial da Água

A Fundação SOS Mata Atlântica levará voluntários de 52 grupos de monitoramento dos 17 estados da Mata Atlântica.

Maior rede de monitoramento colaborativo da qualidade da água de rios do país, para o 8º Fórum Mundial da Água. O evento será realizado entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília. Com um estande na Feira do Fórum, a organização promoverá diversas apresentações, debates e encontros protagonizados por voluntários dos 250 grupos do “Observando os Rios”. Serão mais de 50 apresentações e rodas de conversa nas quais os voluntários apresentarão suas experiências de mobilização em prol de Água Limpa nos rios da Mata Atlântica, passando pelo relato do monitoramento das águas de córregos de suas comunidades a alguns dos maiores rios do país, como Tietê, São Francisco e Doce.

Além da programação dos voluntários, o estande contará também com apresentações de convidados, como o talk show “Um olhar sobre o uso da água na indústria da moda e do design” (18/3), com Chiara Gadaleta, especialista em consumo consciente e criadora do portal Ecoera, Nina Braga, diretora do Instituto-E e Pau Abelló Pellicer, da Fundação We are Water, com mediação da jornalista Paulina Chamorro. O estande terá ainda uma exposição de amostras de águas coletadas pelos voluntários e que, a partir de uma metodologia desenvolvida pela Fundação, resulta na análise dos Índices da Qualidade da Água (IQA) dos rios do bioma. Os dados coletados mensalmente pelos 3,5 mil voluntários, em 105 municípios da Mata Atlântica, dão origem a um relatório anual que apresenta as médias mensais e a evolução comparativa dos indicadores da qualidade dos rios.

A mais recente edição do estudo – “Observando os Rios 2018: o retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica” – será outro destaque. O relatório será lançado no encontro “Pacto por Água Limpa Para Todos”, no dia 21 de março, das 17h às 19h, no Espaço Brasil do Pavilhão do Governo Federal no Fórum, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Fonte: CBIC