07 fev, 2018

Software monitora queda de árvores em centros urbanos

No verão são frequentes as notícias sobre quedas de árvores nos centros urbanos, causadas pelas chuvas intensas, fortes ventos e, muitas vezes, pela falta do manejo adequado da vegetação de porte arbóreo.

Além de risco de graves acidentes envolvendo pessoas e de danos materiais, a queda de árvores traz transtornos à população por conta da interrupção de vias públicas, do fornecimento de energia elétrica ou de serviços de telecomunicações.

Para minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, conservar o patrimônio vegetal, a Propark Paisagismo e Ambiente, em Piracicaba (SP), está desenvolvendo um software que contribuirá para facilitar o manejo da arborização. “Trata-se de uma ferramenta bastante útil para apoiar o poder público e a iniciativa privada na gestão da arborização urbana, auxiliando na tomada da decisão sobre o manejo mais adequado”, disse José Flávio Leão, que fundou a empresa em 1971.

O projeto tem apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. A primeira fase da pesquisa foi concluída em 2016 e, em novembro no ano seguinte, iniciou-se a segunda etapa dos trabalhos, quando se concluirá o desenvolvimento da plataforma, já batizada com o nome comercial de Arbolink.

Com o mapeamento das árvores e o manejo necessário, os técnicos acreditam que será possível reduzir o número de quedas de árvores ou de seus ramos nas ruas, avenidas e logradouros públicos das cidades. “Assim, será possível planejar as ações a serem executadas, como podas, adubações, cabeamento, tutoramento, dendrocirurgia, transplantes e até a supressão, caso seja necessário”, explicou Marcelo Leão, diretor da Propark e coordenador responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Fonte: Envolve Verde