03 mai, 2021

Seguindo ainda mais fortes

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 01/05/21

O ano de 2021 pode estar apenas chegando à metade, mas já vem se mostrando um ano histórico para o mercado imobiliário. Segundo o levantamento realizado em março pela consultoria Brain Inteligência, os lançamentos imobiliários no Brasil, deverão crescer 24%.  

Após um ano complexo como 2020, em que vários desafios precisaram ser encarados de forma rápida, acelerando processos como o de digitalização e fortalecendo protocolos como o de segurança sanitária, o setor conseguiu um crescimento positivo, fechando o ano em alta.   

A baixa histórica da Selic, que deu possibilidade para que mais famílias tivessem acesso ao crédito, e a necessidade de passar mais tempo em casa, combinaram em uma busca por imóveis que melhor atendesse as novas necessidades e colocaram o mercado imobiliário em uma crescente de demanda, divergindo de outras atividades do setor produtivo.     

Além disso, para 2021, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), prevê um crescimento de 27% nos financiamentos, superando o último recorde de R$ 123,97 bilhões alcançados no ano anterior.   

Uma mostra dessa superação vem sendo a própria Caixa Econômica Federal. O banco que é o maior fornecedor de crédito imobiliário no país, já computou um crescimento de mais de 100% na concessão de crédito imobiliário, tendo, apenas em março, R$ 7,2 bilhões aplicados - 146,5% superior ao mesmo período de 2020. Para maio, o banco ainda espera lançar uma megaoperação de microcrédito.   

O setor segue fazendo investimentos para desburocratizar o processo e, segundo o levantamento realizado pela FLOW Executive Finders, é esperado um crescimento de 83% na transformação digital entre incorporadoras e construtoras, ainda este ano.    

Os investimentos são necessários. No que tange a Ademi-BA, entre os meses de janeiro e março, em todo o estado, o crescimento chegou a 31% em comercialização de unidades habitacionais.   

Salvador sozinha registrou um aumento de 52% nas vendas de imóveis, podendo considerar este um dos melhores momentos do mercado no estado em dez anos.    

Quando se trata de lançamentos, a Bahia registrou um aumento de 106% no número de unidades lançadas nesse primeiro trimestre acumulando 6.759 unidades lançadas no período de um ano, entre abril de 2020 e março de 2021. Salvador, por sua vez, registrou um aumento de 41% durante os dois períodos analisados.   

E o desafio está lançado localmente. Entre os investimentos realizados pela Ademi-BA está o portal “A Casa Que eu Quero”, que se consolida como a plataforma de venda de imóveis da associação.  

O portal será relançado neste mês de maio, pronto para encarar o desafio de superar os números de 2020 e possibilitar que mais pessoas transformem um empreendimento em lar.    

 

 

Cláudio Cunha    

Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).