07 mar, 2019

Retomar obras paradas é uma das ações que podem fomentar 1 milhão de empregos

A retomada das construções, ativaria as contratações, provocando um efeito em cadeia na economia

Indiscutível a importância da Indústria da Construção para a recuperação da economia nacional tanto por sua alta capacidade de geração de empregos quanto de renda. A retomada das atuais obras paralisadas é uma das propostas defendidas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que podem representar a geração imediata de 1 milhão de empregos formais no país.

A retomada das construções, como mencionado pela colunista Miriam Leitão (O Globo), ativaria as contratações, provocando um efeito em cadeia na economia. “O desemprego cai, o consumo aumenta e os investimentos aceleram. A indústria de materiais de construção cresce, os serviços relacionados às obras também. Sem a retomada da construção civil, a recuperação não será completa”.

Atualmente o setor é responsável pelo emprego de quase 2 milhões de trabalhadores formais no País, após anos consecutivos de perdas de vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Temas estratégicos para a retomada do setor e o consequente desenvolvimento do País serão destaques no próximo Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que reunirá cerca de 2 mil participantes em torno de debates sobre questões relacionadas à inovação, sustentabilidade, infraestrutura, relações trabalhistas e negócios.

Promovido pela CBIC e realizado pelo Sinduscon-Rio, com a correalização da Ademi-RJ e do Seconci-Rio, o 91º Enic será realizado de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro.

O evento reunirá empresários, executivos e profissionais da construção civil e da incorporação imobiliária, dirigentes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo em âmbito nacional, estadual e municipal, além de arquitetos, especialistas brasileiros e internacionais, acadêmicos, estudantes e profissionais da imprensa.

As inscrições para o 91º Enic podem ser feitas no site do evento www.enic.org.br. Participe!