31 jan, 2018

Primeiro restaurante certificado FSC® no mundo fica no Peru

O primeiro restaurante certificado FSC no mundo fica em Lima (Peru). O Ámaz reconhecido internacionalmente por promover os ingredientes da Amazônia de forma sustentável, foi feito com madeira colhida de florestas responsavelmente manejadas. 

A certificação FSC gera impactos positivos para os povos indígenas, no que concerne à sua educação e qualidade de vida. Relacionado: Restaurante sustentável no RJ recebe o selo Qualiverde  Para este projeto, o chef e proprietário, Pedro Miguel Schiaffino, escolheu madeira certificada FSC das comunidades Shipibo-Conibo. O restaurante é uma ferramenta de conexão para a conscientização sobre a importância de escolher madeira certificada FSC. 

Além disso, o projeto inclui espécies menos conhecidas de madeira (lesser known timber species), da Amazônia como a Shihuahuaco para piso, e Cachimbo e Tornillo para mobília e peças de decoração. 99% da madeira certificada FSC no Peru vem da Amazônia, a maior parte da região de Madre de Dios. 

Certificação FSC: A certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do bom manejo florestal. Relacionado: Primeira edição do Catálogo de Produtos FSC Brasil Todo empreendimento ligado as operações de manejo florestal e/ou à cadeia produtiva de produtos florestais, que cumpra com os princípios e critérios do FSC, pode ser certificado. Atualmente existem três modalidades de certificação: Manejo Florestal, Cadeia de Custódia, Madeira Controlada. 

Fonte: Sustentarqui