16 out, 2018

Pesquisa ADEMI-BA registra crescimento na venda de imóveis no 2º trimestre

Os dados são indicados pela Pesquisa Imobiliária da ADEMI-BA, apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16).

Mais de 4 mil unidades. Esse é o número de imóveis vendidos na Bahia entre janeiro e julho desse ano, sendo que o segundo trimestre do ano (abr-jun) concentra o maior número de vendas. Os dados são indicados pela Pesquisa Imobiliária da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16).

Imóveis de dois quartos lideram o índice de unidades vendidas como também de unidades lançadas e disponíveis no estado. O montante dos últimos dez anos representa 69%, seguido por três quartos: 20%. Em Salvador, os bairros Imbuí, Piatã, Patamares, Jardim Armação e Caminho das Árvores são os que mais venderam imóveis residenciais.

Verifica-se ainda uma redução na disponibilidade de imóveis e uma expansão do mercado imobiliário para o interior baiano em cidades como Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Cruz das Almas, Jequié, Jacobina, Mata de São João e Esplanada. No interior, a procura segue por imóveis econômicos com dois quartos. O percentual é de 100%.

O resultado traduz o incentivo da ADEMI para alavancar a comercialização. Entre as realizações, destacam-se a Semana M², realizada de maio a junho e o lançamento em setembro do Portal M² Bahia, voltado para comercialização de imóveis novos. Em novembro acontece o Salão Imobiliário e, em dezembro, a Convenção Anual da Ademi, que chega com o tema disrupção, para discutir inovações no segmento.

Nesse contexto, o mercado segue buscando estabilidade política, econômica e segurança jurídica. Algumas conquistas já podem ser observadas como o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a nova Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUS) e o novo Código de Obras.

Merece destaque ainda o Programa de Certificação Sustentável em edificações, denominado de IPTU Verde, que também faz parte do rol de mudanças. Destinada a projetos que contemplam ações que visam a redução de impactos ambientais e do consumo de recursos naturais, a iniciativa pode permitir a redução da Outorga Onerosa do Direito de Construir e gerar benefícios aos novos proprietários como descontos no pagamento do IPTU.

- Cinco motivos para comprar um imóvel

Acompanhando esse cenário, a Ademi-BA enumera cinco razões pelas quais o consumidor deve aproveitar para investir na compra de um imóvel. São eles:

 - Disponibilidade – a baixa quantidade de unidades disponíveis propicia preços mais atrativos.

 - Mais crédito – a reativação da linha de crédito pró-cotista, com a inclusão de novos bancos (Caixa Econômica, Bradesco e Santander) significa um volume maior de crédito para financiar a casa própria.

 - Menos juros – De uma forma geral, os bancos reduziram os juros;

 - SELIC mais baixa – houve uma redução de 12% para 6,5% - a menor taxa de juros da história.

 - Investimento seguro – Com a Selic baixa, o imóvel representa uma boa opção de investimento, além disso pode trazer uma renda extra para quem quiser apostar no aluguel do imóvel.