09 dez, 2017

Painel sobre responsabilidade social da ADEMI-BA marca terceiro dia da 28ª Convenção Anual da ADEMI-BA

Moda, arte, cultura, empreendedorismo, capacitação profissional, transformação social e muito mais. Tudo isso reunido em um só lugar: no Armazém da Moda, do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, que fica no Pelourinho. Essas são algumas das propostas do projeto Bahia Revoluções Criativas, patrocinado  pela ADEMI-BA. A causa foi apresentada na manhã de sábado (09/12), durante a 28ª Convenção Anual, que reúne líderes do setor imobiliário no estado.

À frente da palestra, Claudia Vaz - diretora Executiva do Instituto ACM explicou que o Armazém da Moda surgiu a partir da dificuldade que existe em encontrar profissionais que oferecem um processo criativo diferenciado. “O nosso intuito é ensinar o passo a passo do processo de produção criativa e artesanal, para a partir disso prepararmos e formarmos verdadeiros profissionais empreendedores para o mercado. Queremos ajudar a fazer a diferença, valorizando e dando o destaque que a moda baiana merece”, explica.

Ao todo o curso abarca duas turmas, divididas entre mais de 90 pessoas, nos cursos gratuitos. Quem esteve responsável por conduzir as atividades foi a designer baiana e facilitadora do projeto, Luciana Galeão. Ela relata que a programação contou com a elaboração de um painel de referências; exercícios de pesquisa para identificação de inspirações, através das expressões culturais, temas e mix de produtos; estudo de cartela de cores; análise de materiais e resíduos, além da confecção de uma coleção. 

“A mesma metodologia que utilizo há oito anos foi aplicada no curso, com os mesmos tópicos, porém, os conteúdos foram diferentes e tiveram de se adequar ao perfil de cada turma”, afirma Galeão.

Sobre o IACM:

Braço social da Rede Bahia, o Instituto ACM é uma organização privada sem fins lucrativos, destituída de vinculação político-partidária, que tem como direcionamento estratégico atuar na promoção da cultura contemporânea e preservação do patrimônio cultural da Bahia.

Através de parcerias com empresas, governos, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas, o IACM faz a implementação de programas e projetos em todo o estado.

Sua sede fica localizada em um casarão do século XIX no Centro Histórico de Salvador. Foi fundada em 03 de setembro de 2010 e aberta ao público em 29 de março de 2011.